Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

FIPA debate desafios e oportunidades do agroalimentar em tempos de inflação

23/05/2023

“Desafios e Oportunidades em Tempos de Inflação” foi o mote para a 6.ª Conferência para a Competitividade organizada pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares no âmbito do encerramento das comemorações dos seus 35 anos, que decorreu no dia 16 de maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O encontro, que contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, reuniu diversas individualidades do setor agroalimentar, numa reflexão sobre o estado da economia no que diz respeito à área alimentar, onde foram alvo de debate as estratégias para o futuro do mercado e das indústrias transformadoras nacionais.

Imagen

Jorge Henriques, Presidente da FIPA, relembrou a importância da indústria portuguesa agroalimentar como “o maior setor nacional transformador de base industrial, com um volume de negócios que, em 2022, terá ultrapassado os 19 mil milhões de euros, um valor acrescentado bruto de 3,5 mil milhões, mais de 11 mil empresas e cerca de 110 mil postos de trabalho diretos e mais de 500 mil indiretos, ultrapassando a barreira dos 7 mil milhões de euros em exportações”.

Destacando as adversidades que a indústria agroalimentar tem enfrentado ultimamente, Jorge Henriques reforçou as prioridades para o setor, que incluem a consolidação de uma estratégia pública de incentivos à inovação, a adequação de uma política fiscal à competitividade, o desenvolvimento de políticas económicas e diplomáticas como impulso à exportação e internacionalização das marcas, a eliminação de restrições comerciais e o acesso ao aprovisionamento energético, entre outras medidas principais. Reforçou ainda que “toda a nova legislação deve incluir uma secção de crise e emergência e apelou por garantias de financiamento e assistência de emergência para as empresas necessitadas”.

As políticas públicas de apoio ao setor agroalimentar estiveram também em foco por Armindo Monteiro, Presidente da CIP, que defendeu medidas estruturais económicas para combater a inflação, mais eficazes que as soluções de emergência a curto prazo. Relembrou que os apoios públicos são necessários para apoiar as famílias carenciadas e reduzir os números da pobreza em Portugal, sem os quais se situariam em 4,4 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar de pobreza.

Coube à Ministra da Agricultura o discurso final da sessão de abertura da Conferência, elogiando o desempenho do setor agroalimentar em prosseguir o seu crescimento, (ainda que agravado por um contexto de seca e pandemia), a contribuir para a coesão territorial, para a criação de emprego e com valor para responder aos vários desafios societais. “Um setor ainda mais tecnológico, para produzir mais com menos, e menos burocratizado para servir melhor as empresas e os empresários”.

O programa da manhã contou com oradores de diversas entidades (Eduardo Oliveira e Sousa (CAP), Isalino Leão (Confagri), João Vieira Lopes (CCP), Jorge Henriques (FIPA) e José Nogueira de Brito (APED), que debateram os desafios e oportunidades na cadeia de valor e destacaram aspetos como a digitalização, a retenção de emprego, a formação, e o associativismo, entre outras estratégias de desenvolvimento do setor.

Neste painel, Horácio González Alemán, Professor na San Telmo Business School, foi o orador convidado, destacando os grandes desafios da cadeia agroalimentar, cada vez mais geoestratégica, devido à guerra da Ucrânia, e propondo uma reflexão sobre temas chave atuais, como a alimentação e saúde, a sustentabilidade, a alteração dos hábitos do consumidor, a conotação negativa sem base científica associada a determinados alimentos, e o impacto destes fatores no dinamismo da cadeia de valor agroalimentar.

Na segunda parte da conferência, Miguel Monjardino, professor na Universidade Católica foi o orador convidado, com uma reflexão sobre a gestão no novo contexto global, incluindo uma reflexão sobre a IA no setor agroalimentar e as consequências de impacto ambiental.

“Gerir no novo contexto global”, foi também o tema do debate que se seguiu a esta intervenção e que contou com Anna Lenz (Nestlé Portugal), António Nogueira Leite (Sociedade Ponto Verde), Duarte Pinto (Sumol+Compal), Jorge Monteiro (ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal) e Manuel Tarré (Gelpeixe). Os responsáveis das várias entidades destacaram a importância de políticas de planeamento, medidas de sustentabilidade, a necessidade de inovação e de uma gestão baseada em novos modelos de liderança e retenção de talento, suportada por novas políticas de apoio às empresas que contribuam para o desenvolvimento do setor agroalimentar.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial