Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Produção e consumo de culturas subutilizadas contribuem para a sustentabilidade ambiental

12/06/2023

No âmbito da recente comemoração do Dia Mundial do Ambiente, o projeto RADIANT, liderado pela Universidade Católica Portuguesa (no Porto), reforça a importância da produção e consumo de culturas subutilizadas para a sustentabilidade ambiental.

Imagen

Os investigadores e responsáveis do projeto, de âmbito europeu, pretendem sensibilizar a comunidade e entidades governamentais para os benefícios dos alimentos tradicionais, tendo em conta a sua valorização nutricional, bem como as preocupações com a atual sobrepopulação a nível mundial e eventual agravamento da escassez de alimentos.

As culturas subutilizadas são uma espécie negligenciada, mas valiosa, que tem uso limitado em cada contexto geográfico, social e económico. Estas culturas são uma grande promessa para diversificar os sistemas agrícolas, criar agroecossistemas resilientes, diversificar dietas e criar cadeias de valor dinâmicas economicamente viáveis para a alimentação e usos não alimentares.

O projeto trabalha com três categorias de culturas subutilizadas - leguminosas, cereais e hortícolas -, sendo alguns desses exemplos os seguintes: lentilhas, diferentes variedades de feijão, ervilhas, árvores de frutos tradicionais, milho painço, entre outros.

O projeto RADIANT adota a abordagem da ‘Teoria da Mudança’, através da exploração de variedades tradicionais que permitem a sustentabilidade ambiental, promovem a saúde humana, combinando a neutralidade climática e a resiliência do sistema agrícola, através da redução da emissão de gases e efeito de estufa.

Outras características destas culturas são a prosperidade de sistemas de cultivo em ambientes hostis e solos pobres; a maior resiliência ambiental e a qualidade das culturas do uso eficiente de água e de nutrientes essenciais e o crescimento local como uma forma culturalmente aceitável de realizar a diversidade nutricional.

O projeto conta com 20 explorações agrícolas piloto, as “explorações AURORA”, que abrangem as diferentes agroecologias de toda a Europa, estando duas delas localizadas em Portugal, onde boas práticas serão testadas e demonstradas.

Sobre o projeto RADIANT

Este trabalho foi apoiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia por meio do projeto “Realising Dynamic Value Chains for Underutilized Crops” (RADIANT), coordenado pela Universidade Católica Portuguesa (no Porto), envolve 29 entidades de 12 países – Portugal, Eslovénia, Reino Unido, Hungria, Espanha, Grécia, Itália, Alemanha, Irlanda, Bulgária, Países Baixos e Chipre. É ainda Parceiro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial