O diretor-geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Firmino Cordeiro, André Freitas, diretor da Associação, e Filipe Sampaio Rodrigues, presidente do Conselho Consultivo da AJAP, marcaram presença na 15.ª edição da Fruit Attraction, em Madrid, onde testemunham a vitalidade do setor nacional das frutas e legumes.
No âmbito do certame, que contou com dezenas de empresas portuguesas ligadas ao setor das frutas e legumes, Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP, realça a importância da valorização dos agricultores e da produção nacional.
“É fundamental recordar que os custos dos fatores de produção continuam a ser elevadíssimos. Os consumidores estão a pagar mais caro os produtos, mas os agricultores continuam a não ver esses custos refletidos”, lamenta Firmino Cordeiro.
Para o dirigente da AJAP é “essencial continuar a valorizar a qualidade dos produtos portugueses, potenciar um circuito de vendas mais organizado, sem nunca esquecer as certificações, que atestam, dentro e fora do País, a elevada qualidade e segurança dos alimentos”.
Firmino Cordeiro sublinha ainda a enorme relevância estratégica do setor agroalimentar para a economia nacional. Setor este que “tem sido e deve continuar a ser apoiado com investimento em toda a cadeia de valor, com mais conhecimento, inovação e apoios à comercialização", uma área "a que o Governo deve dedicar especial atenção”.
O palco das grandes feiras internacionais, como é o caso da Fruit Attraction e outras, “tem, pois, de continuar a ser um dos motores de promoção do setor agrícola português”. Por esta razão, o diretor-geral da AJAP apela ao Governo que “não esqueça essa sensibilidade e continue a apoiar, de forma incondicional e robusta, as empresas e organizações portuguesas nos caminhos da internacionalização e da exportação”.
Recorde-se que, em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores atingiram o valor recorde de mais de 2040 milhões de euros.
Firmino Cordeiro (diretor-geral da AJAP) e André Freitas (diretor da AJAP)
A Fruit Attraction é uma das grandes feiras internacionais do sector hortofrutícola, e nesta 15º edição, realizada de 3 a 5 de outubro, contou com dois mil expositores (mais 10%, face ao certame anterior), e quase 104 mil visitantes profissionais oriundos de 145 países (mais 8% do que no ano passado). Segundo a organização, estes são “os melhores dados de participação de toda a trajetória” do evento e ”convertem Madrid na capital mundial hortofrutícola”.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa