Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Escalando a precisão: A tecnologia de IA revolucionária da Aerobotics em dimensionamento de frutas

03/11/2023
A agricultura está a passar por uma transformação dramática, graças a avanços rápidos em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados. Na vanguarda desta revolução está a Aerobotics, uma empresa de tecnologia pioneira especializada em ferramentas baseadas em IA para auxiliar produtores de frutas e frutos secos.

Com o último produto da Aerobotics, produtores e comercializadores podem medir sem esforços o tamanho das suas frutas diretamente no campo ou no armazém, usando um simples aplicativo móvel. Esta tecnologia não é apenas inovadora, mas também extremamente fácil de implementar, exigindo nada mais do que um iPhone para tirar fotos. Essas imagens são então analisadas por algoritmos avançados de IA para calcular o calibre da fruta. Este processo elimina a necessidade de equipamento caro e nenhum objeto de referência é necessário para realizar as medições.

“Criar uma solução que seja rentável e possa escalar em grandes organizações tem sido um foco chave para nós”, afirma James Paterson, CEO da Aerobotics. “Sabemos como esses dados são importantes para a tomada de decisões em toda a cadeia de fornecimento”. Para organizações como a Agriculture Capital, a solução da Aerobotics provou ser instrumental na simplificação de processos e aceleração da recolha de dados. “A Aerobotics está a fornecer-nos dados acionáveis ao alcance dos nossos dedos e está a impulsionar a eficiência em todo o nosso negócio. Costumava levar semanas e várias pessoas para coletar os dados no campo e depois obter os dados das nossas ferramentas eletrónicas de medição de frutas para um estado utilizável”, sublinha Nicholas Theis, diretor de Agricultura.

A Aerobotics apresentou a sua tecnologia de dimensionamento de frutas com IA na Fruit Attraction 2023 em Madrid, e a resposta entusiasmada do público confirmou a necessidade da indústria para este tipo de solução. Após realizar uma prova em campo, a Frutas Patrícia Pilar decidiu assinar um contrato com a Aerobotics durante o evento para ajudar a dimensionar os seus pomares de maçã e operações pós-colheita.

Com informações sobre o tamanho das frutas prontamente disponíveis, os agricultores podem gerir melhor o uso de água, programas de fertilizantes e esforços de Gestão Integrada de Pragas
Demonstração ao vivo de dimensionamento de fruta com IA na Fruit Attraction, Madrid, e a equipa da Frutas Patrícia Pilar...

Demonstração ao vivo de dimensionamento de fruta com IA na Fruit Attraction, Madrid, e a equipa da Frutas Patrícia Pilar.

Uma das vantagens mais significativas da tecnologia da Aerobotics é a sua capacidade de facilitar decisões baseadas em dados em tempo real. Com informações sobre o tamanho das frutas prontamente disponíveis, os agricultores podem gerir melhor o uso de água, programas de fertilizantes e esforços de Gestão Integrada de Pragas (IPM). Além disso, a plataforma da empresa permite que os produtores comparem dados entre diferentes pomares, variedades e campanhas, obtendo perceções sobre padrões de crescimento e tendências de distribuição de tamanho. A tecnologia também simplifica as operações pós-colheita, permitindo uma classificação, triagem e embalagem otimizadas, reduzindo assim os custos de mão de obra e o tempo de inatividade da linha de embalagem.

A Frutas Tereso, uma empresa que comercializa aproximadamente 23 mil toneladas de frutas para mercados nacionais e internacionais diariamente, fez parceria com a Aerobotics para monitorizar a evolução dos tamanhos das suas frutas e otimizar as suas avaliações pré-colheita. “Na Frutas Tereso, usamos as melhores práticas para alcançar os melhores resultados e estamos confiantes de que esta ferramenta se tornará cada vez mais útil para nós. Este tem sido um projeto em evolução, envolvendo uma troca de ideias e adaptando o software da Aerobotics às nossas necessidades”, disse Diana Tereso, gerente de Qualidade.

A Aerobotics foi fundada em 2014 com o objetivo de otimizar os rendimentos dos produtores de culturas perenes. Originalmente fundada na Cidade do Cabo, na África do Sul, a empresa opera em 18 países, trabalhando com algumas das maiores empresas de frutas do mundo. A tecnologia de dimensionamento de frutas da Aerobotics está agora disponível para uma grande variedade de frutas, incluindo citrinos, maçãs, uvas, frutas de caroço, kiwis e, mais recentemente, abacates.

Para mais informações, digitalize o código QR ou entre em contato com Bernardo Costa, Aerobotics Europa, pelo número +351 933 637 986 ou bernardo@aerobotics.com.

foto

REVISTAS

VI ForumExployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial