Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Agroglobal 2023 apresenta soluções digitais e sustentáveis

Gabriela Costa08/11/2023

As principais novidades do agronegócio foram apresentadas no novo espaço da Agroglobal, no CNEMA, em Santarém. A Agriterra acompanhou o evento e revela, nesta reportagem, alguns dos lançamentos mais promissores e as inovações da agricultura e maquinaria agrícola.

Imagen

A IX edição da Agroglobal realizou-se entre 5 e 7 de setembro, no CNEMA, em Santarém. A feira profissional agrícola reuniu no novo espaço do certame toda a fileira do setor, num ambiente de partilha de conhecimento que visa o agronegócio.

A tecnologia, associada à transformação digital e à sustentabilidade, foi a temática em destaque ao longo dos três dias do evento, com um novo formato interativo. A par das inúmeras conferências e debates sobre tendências e desafios promovidos pela organização e entidades participantes, a área de exposições foi dinamizada com várias demonstrações, lançamentos e outras tantas conferências a cargo das empresas participantes.

A Agriterra marcou presença na Agroglobal 2023 com um expositor onde apresentou as últimas edições da revista, e conversou com seis especialistas em agricultura e maquinaria agrícola.

Agrogarante compensa emissões com Neutrologia

Agrogarante aposta na certificação de serviços dos ecossistemas

Agrogarante aposta na certificação de serviços dos ecossistemas.

No âmbito da Agroglobal 2023 a Consulai lançou um importante desafio às empresas: compensar as emissões de carbono durante a sua participação na feira. Às entidades que integraram a iniciativa para mitigar a pegada ambiental associada à sua presença no evento, valorizando a floresta nacional, foram entregues as placas Neutrologia.

A Agrogarante aceitou este repto e as emissões de carbono associadas à sua presença na Agroglobal foram calculadas com vista a serem compensadas com a correspondente aquisição de carbono gerado num projeto de certificação de serviços dos ecossistemas - em particular de áreas que conservam stocks de carbono, associadas ao primeiro projeto do género em Portugal, dinamizado pela 2BForest.

Como detalha o Gabinete de Marketing e Gestão de Projetos da Agrogarante, trata-se de um projeto situado em Arouca, em plena Rede Natura 2000, de florestas nativas dominadas por espécies autóctones, algumas das quais endemismos ibéricos e lusitânicos, como áreas de sobreirais, e zonas ribeirinhas, com amieiros e freixos. Neste projeto certificam-se três serviços de ecossistemas: Carbono, Biodiversidade e Recreio (Turismo da Natureza). Esta certificação permite o patrocínio de serviços de ecossistemas, em particular de áreas que conservam stocks de carbono (fixam CO2).

A Neutrologia é um serviço promovido pela Consulai e pela 2BForest, ao dispor do setor agrícola, alimentar e florestal rumo à sustentabilidade da fileira, com estratégias de adaptação da atividade na minimização e mitigação de emissões em prol dos serviços dos ecossistemas na floresta nacional.

Neste evento pretendeu-se um apoio direto para o sequestro e armazenamento de carbono e manutenção de uma rede de áreas de conservação de Biodiversidade ou de importância para os serviços recreativos, apoiando no terreno ações de gestão florestal responsável.

Os impactos verificados em serviços de ecossistemas com certificação FSC (que asseguram que os produtos provêm de florestas bem geridas que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos) contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente para o ODS 15 (Vida Terrestre) e por estes motivos a Agrogarante aceitou este desafio e participou no mesmo: “acreditamos e trabalhamos para um futuro melhor cumprindo com a nossa responsabilidade ambiental e social”, sublinha a empresa.

BASF com soluções inovadoras e digitais

BASF marca presença com Nunhems, especialista em sementes hortícolas do grupo

BASF marca presença com Nunhems, especialista em sementes hortícolas do grupo.

A BASF Agricultural Solutions Portugal marcou presença na maior feira agrícola nacional, em Santarém, em colaboração com a Nunhems, especialista em sementes hortícolas do grupo BASF.

Para a BASF, à semelhança de outros anos, este fórum “foi de extrema importância”, pois continua a valorizar o saber e a experiência de gerações de agricultores, mas simultaneamente exibe meios tecnológicos e científicos que as empresas colocam à disposição do sector. Este é também um momento de partilha de conhecimento e troca de experiências com os clientes, sublinha a empresa.

Este ano a BASF apostou na promoção da sua vasta gama de produtos, dando destaque à sua mais recente inovação - Revysol, uma substância ativa com uma propriedade única, o Flexi-Power - que abre portas a uma nova geração de fungicidas triazóis, Revysion e Revycare, revolucionários para o tratamento eficaz de doenças em vinha, pomóideas, prunóideas e cereais.

Foi também dada visibilidade à mais recente solução digital da BASF, Agrigenius Vite, um sistema de apoio à tomada de decisão, que permite avaliar o momento mais adequado à realização de tratamentos na cultura da vinha.

A BASF foi ainda parte integrante no ensaio de gota-a-gota na cultura do arroz, através do sistema Provisia - uma tecnologia que se baseia na seleção de variedades de arroz tolerantes ao herbicida Verresta -, desenvolvido pela empresa para o controlo de arroz bravo e outras infestantes gramíneas em pós-emergência.

Durante a Agrogloblal, “ficou patente nas diversas interações que a BASF continua a apostar em soluções inovadoras ao nível dos produtos, continuando a desenvolver em paralelo a sua estratégia de digitalização e sustentabilidade”.

Nutrofertil mais versátil face às novas culturas

Nutrofertil apresenta soluções orgânicas e biológicas

Nutrofertil  apresenta soluções orgânicas e biológicas.

Presente na Agroglobal desde a primeira edição, a Nutrofertil comenta à Agriterra que “este ano não poderia ser diferente”. A participação da empresa especialista em matérias orgânicas “funciona nesta feira como uma imagem de referência para os agricultores perceberem que estamos ativos, com soluções diferenciadoras e direcionadas para as suas necessidades”, adianta Nanci Santos, da Comunicação e Marketing da empresa, avançando: “estamos a tornar-nos cada vez mais versáteis e adaptáveis às novas culturas”.

O balanço da Agroglobal é positivo. “Apesar das reticências acerca da alma e do carisma que o antigo local trazia à feira, é necessário adaptarmo-nos e potenciar todas as melhorias e mais valias que o CNEMA pode trazer a uma nova Agroglobal.

Quanto a lançamentos, a Nutrofertil tem feito uma aposta forte no acompanhamento técnico e na divulgação de soluções orgânicas e biológicas para fertilização de fundo e manutenção de fertilidade dos solos. Foi lançado na feira o novo catálogo de Substratos Profissionais direcionados para culturas chave como a vinha, olival, amendoal e kiwi. As soluções de organominerais estiveram em destaque bem como os Adubos Orgânicos Azotados, “um sucesso durante esta campanha”. Segundo Nanci Santos, participar num evento como este “é, sem dúvida, ter a certeza que pertencemos a uma montra de elite onde o melhor e mais inovador produto agrícola está à disposição do agricultor, numa versão prática e de convívio”.

A empresa lançou recentemente uma Academia dedicada ao desenvolvimento de competências na área da produção agrícola e da sustentabilidade. A “Academia Nutrofertil” pretende dar resposta a` carência de qualificações por parte dos profissionais da área agrícola, e responder a` escassez de cursos vocacionados e direcionados, exclusivamente, para este setor.

 Pulverizadores Rocha supera expetativas

Pulverizadores Rocha regista boa adesão de expositores e visitantes

Pulverizadores Rocha regista boa adesão de expositores e visitantes.

A Pulverizadores Rocha também participou nas últimas edições e “estava com enorme expectativa para a edição de 2023, por ser a primeira realizada no CNEMA”. De acordo com Sérgio Oliveira, diretor de marketing e comercial da empresa, os profissionais do setor aderiram na sua maioria e “registámos uma boa adesão de expositores e visitantes”. A área das culturas especiais (vinha, olival, amendoal e pomar), apesar da juventude das plantas, conseguiu reunir as condições mínimas para uma demonstração digna dos produtos, permitindo alcançar os objetivos, considera ainda o responsável. Defendendo que é “fundamental” existir uma feira profissional do setor com impacto a nível nacional, o responsável acredita que a Agroglobal tem essa função e que será capaz de dinamizar a indústria agroalimentar, apresentando as novidades do setor bem como os seus grandes desafios. Durante o evento, a Pulverizadores Rocha destaca a apresentação dos seguintes produtos e equipamentos:

Durante o evento, a Pulverizadores Rocha destaca a apresentação dos seguintes produtos e equipamentos:

Grandes Culturas

. Prime EVO + Barra BRU EVO:

Barra (18 e 21 mts)

Pulverizador (1700L e 2000L)

Culturas especializadas (vinha, pomar, olival, etc.)

. Equipamento rebocado com turbina dupla vertical – INVERT CRONOS TDV

. Equipamento acoplado MITTOS DOURO (pneumático) - WAATIC

. MITTOS RB EVO (pneumático) com barra de 6 faces + ISOBUS

. Pulverizador Silent NVS DC (Duplo canal) 4000L + Bravo 350 c/sonar

Distribuidores Adubo

. Sistema sonar com localizador para distribuidores de adubo de prato duplo

. KC QD (600 e 800L) com localizador para culturas com entre linhas estreitas (vinhas)

Agricultura 4.0 – Revolução tecnológica

. ISOBUS

. BRAVO 400 (Mapas prescrição e VRA)

. WAATIC (Mapas prescrição e VRA)

. BRAVO 350 + Sonar (sistema que controla a aplicação em função da velocidade de avanço em regime de trabalho intermitente).

S. José Pneus com novidades BKT topo de gama

S. José Pneus em networking e divulgação de marca BKT

S. José Pneus em networking e divulgação de marca BKT.

A S. José Pneus reitera que, face à mudança para o CNEMA, “as expectativas estavam altas” para a Agroglobal 2023, evento que considera “a maior feira agrícola profissional do país”. Miguel Melo, sales manager da empresa, conclui que a feira resultou como ponto de encontro com os clientes, “permitindo excelentes momentos de divulgação de marca e convívio”. O networking criado gerou a troca de conhecimentos e ideias, “que muito valorizam o setor e contribuem para o desenvolvimento da agricultura em Portugal”, diz.

Na opinião do responsável, esta edição da Agroglobal destaca-se pela apresentação de inovações tecnológicas, novos produtos e soluções para o setor agrícola e alimentar.

A especialista em distribuição de pneus apresentou os pneus da BKT topo de gama, “numa aposta clara em oferecer produtos de alta qualidade e soluções inovadoras para o mercado agrícola”. Miguel Melo destaca o Agrimax Factor, a mais recente aposta da BKT para tratores elétricos, exposta pela primeira vez em Portugal. O responsável destaca ainda toda a linha radial AGRIMAX da BKT, conhecida pela sua durabilidade, desempenho excecional e tecnologia de ponta.

Syngenta partilha estratégia ‘Juntos pela Natureza’

Syngenta dinamiza campos demonstrativos na Agroglobal

Syngenta dinamiza campos demonstrativos na Agroglobal.

António Howorth, campaign specialist Syngenta Atlantic corrobora as boas expetativas perante a mudança de local do evento. “Sabíamos que era num novo local, mas também que a marca Agroglobal tem muita força e que todo o setor iria aderir e marcar presença”.

De acordo com o responsável da Syngenta, a empresa alcançou os seus objetivos, partilhando a sua estratégia ‘Juntos Pela Natureza’ com muitos agricultores, clientes, entidades oficiais e diferentes players do setor que estiveram no stand e registando uma enorme dinamização na visita aos campos demonstrativos da feira.

Num balanço à dinamização da indústria agroalimentar e discussão dos desafios atuais do setor na feira, António Howorth sublinha que os inúmeros painéis de debate e conferências realizados ao longo dos três dias desta edição “demonstram bem os desafios que o setor tem pela frente”.

No stand, destaca-se a apresentação: 

. Da gama de bio-soluções para proteção das culturas (Syngenta Biologicals) 

. Das novas variedades de sementes 

. De tecnologias digitais, como o Crop Wise, que apoiam os agricultores na transição para a Agricultura Regenerativa, com benefícios para os próprios, para a sociedade e para o planeta.

No campo demonstrativo de variedades de milho, a Syngenta apresentou:

. Quatro variedades com dupla aptidão para grão e silagem: as duas novidades SY Sandro (FAO 500) e SY Cadmium (FAO 500) e as já consagradas SY Fuerza (FAO 600) e SY Andromeda (FAO 500). As três últimas são milhos híbridos com tecnologia Artesian, ou seja, contêm genes e rotas metabólicas para se adaptarem melhor a situações de stress hídrico, com menor perda de produção, atingindo a máxima produtividade em condições hídricas ótimas.

. O controlo de infestantes ficou ao cargo do herbicida Camix.

. Foi também aplicado um bioestimulante à base da bacteria Azotobacter salinestris CECT9690 - o NutribioN, que fixa de forma natural o azoto atmosférico nas folhas e nas raízes do milho, ativando a cultura.[

A recente edição da Agroglobal permitiu desvelar as novidades tecnológicas e inovações em agricultura e maquinaria agrícola que irão marcar tendências no curto e médio prazo. O evento regressa em 2025, com uma nova edição.

REVISTAS

Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    15/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial