A revolução digital na agricultura impulsiona-se em grande medida nos rápidos avanços da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao setor, nomeadamente através de sofisticadas soluções preditivas e de análise de dados. Na vanguarda desta transformação estão os protótipos de tecnologia IoT e de robótica para o sector vitivinícola apresentados pelo INESC TEC, como pode ler no Dossier Agricultura de Precisão que apresentamos nesta edição.
A tendência escala em todos os cultivos, e é já uma realidade incontornável, revelam os grandes eventos agrícolas, onde drones e aplicações de análise do solo e clima são algumas das novidades mais aguardadas.
Na Agroglobal 2023, realizada pela primeira vez no CNEMA, em Santarém, as soluções digitais e sustentáveis dinamizaram o evento com uma série de lançamentos e demonstrações. Em reportagem, revelamos as principais novidades do agronegócio anunciadas nesta que é uma das principais feiras de agricultura e maquinaria agrícola do País.
Também com os olhos postos na melhoria da produtividade e sustentabilidade, a segunda edição da DemoOlivo, organizada pelo Grupo Interempresas e pela Agromillora, reuniu em Lebrija (Sevilha) mais de 1200 profissionais, numa conferência técnica e de demonstração que deu a conhecer as últimas tendências que definem o futuro da olivicultura. Afirmando-se como uma referência no setor, a DemoOlivo é uma montra das soluções, equipamentos e tecnologias mais inovadoras que ajudam a rentabilizar as culturas, bem como das novas variedades que estão a revolucionar o olival.
Já a Agritechnica regressa este mês a Hanover, na Alemanha (após quatro anos de interregno) com as mais recentes inovações tecnológicas em maquinaria agrícola e, a avaliar pelos Agritechnica Innovation Award, já anunciados, automatização e precisão serão as estrelas entre os 2400 expositores de 53 países.
Ainda em destaque nesta edição, a maquinaria de aluguer da Daikin Rental, que disponibiliza chillers, bombas de calor e serviços de aluguer para satisfazer as necessidades de arrefecimento e reduzir o CAPEX e otimizar o OPEX.
Boas leituras.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa