Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
“Estamos empenhados em crescer, independentemente de como evolui o mercado”

Entrevista a Eric Hansotia, CEO do Grupo AGCO

Ángel Pérez11/12/2023

O CEO da AGCO Corp. não podia faltar a um encontro como a Agritechnica e, depois de assumir protagonismo na conferência de imprensa internacional, teve o honroso gesto de receber novamente a Interempresas para disponibilizar a sua opinião mais detalhada sobre a evolução da empresa e a situação atual e futura dos mercados, dando especial atenção ao mercado ibérico.

Eric Hansotia, no stand da Precision Farming na Agritechnica 2023

Eric Hansotia, no stand da Precision Farming na Agritechnica 2023.

Em setembro de 2022, quando cumpria o seu primeiro ano e meio como CEO do Grupo AGCO, teve a gentileza de conceder uma entrevista ao grupo Interempresas Media. Agora, que está prestes a completar o primeiros triénio no seu cargo atual, que balanço faz?

Antes de mais, gostaria de dizer que estou absolutamente satisfeito por fazer parte da grande equipa da AGCO. Durante estes três anos tivemos de enfrentar diferentes desafios e obstáculos, como a COVID-19, a guerra na Ucrânia... mas, no final de cada dia, mantemos o foco nos agricultores, queremos ser a melhor empresa para eles. E se olharmos para os resultados, já conseguimos superar os 9000 milhões de dólares de faturação nos três primeiros trimestres e fecharemos o ano perto dos 15000 milhões de dólares, com uma melhoria da rentabilidade, investindo em mais 60% de engenheiros e na incorporação de mais empresas no grupo. E também estamos a desenvolver o maior acordo tecnológico da história do setor agrícola com a joint venture com a Trimble. Por isso, sentimos que estamos a promover muitas mudanças que farão uma grande diferença para os agricultores e para os seus rendimentos.

A AGCO tem três dos principais intervenientes do setor da maquinaria agrícola: Fendt, Massey Ferguson e Valtra. Como definem as estratégias em termos comerciais e de I+D, diferenciando ao mesmo tempo cada uma das marcas?

Cada mercado, cada agricultor é diferente, com as suas próprias necessidades. Para aqueles que procuram a melhor tecnologia, alta produtividade ou inovações avançadas, temos a plataforma Fendt; para aqueles que necessitam de uma proposta de tecnologia e fiabilidade, contamos com a Massey Ferguson; a Valtra enquadra-se muito bem no canal Fendt, disponibilizando uma solução mais simples, mas também com elevadas prestações.

Recentemente, tal como salientou na primeira resposta, a AGCO estabeleceu uma importante joint venture com a Trimble. As três marcas beneficiarão do acordo na mesma medida em termos de inovação e acesso a novas ferramentas digitais?

Sem dúvida. Mas a Trimble não se limitará a apoiar a Fendt, a Massey Ferguson e a Valtra, mas também continuará a servir outras empresas e também o mercado de reposição, para atender aqueles clientes que pretendam atualizar as suas máquinas.

Tendo em conta a evolução que a AGCO tem vindo a mostrar nos últimos anos, que planos estratégicos têm em relação à rede de distribuição? Que perfil de concessionário procuram?

Na Europa contamos com dois canais: um para a linha completa da Massey Ferguson e outro combinado para a Fendt e Valtra. Em ambos ocorrem mudanças, e todas as mudanças são efetuadas com o fim de ajudar os nossos distribuidores a terem um desempenho mais elevado junto dos clientes. Na AGCO, o nosso foco incide sobre os agricultores (lema Farmer First) e medimos a reação dos clientes aos produtos, bem como a dos nossos concessionários. Trabalhamos com eles e os seus contributos ajuda-nos a melhorar e eles também podem ser mais eficazes e ir desenvolvendo e fazendo crescer o negócio. Assim, os concessionários serão cada vez maiores, poderão investir mais em especialistas em novas tecnologias e poderão até aumentar o seu raio de ação.

Membros da equipa da AGCO Power, divisão do grupo especializada em motores

Membros da equipa da AGCO Power, divisão do grupo especializada em motores.

O nível de exigência para os concessionários de cada um dos canais será diferente?

Temos dois canais independentes, com produtos diferentes e formas distintas de chegar ao mercado. Mas o nosso objetivo é que todos os nossos concessionários, independentemente do respetivo canal, ofereçam o melhor apoio pós-venda e tecnológico do setor.

Anunciaram uma reestruturação da divisão “Grain & Protein”. O que aconteceu com ela e quais são os vossos planos para o futuro?

Após a joint venture com a Trimble, pensamos que é um bom momento para dar um passo atrás e fazer uma análise para melhorar o desempenho acordado no negócio das proteínas e tomar decisões face ao futuro. Como é que nos vamos posicionar melhor? Estamos a analisar alternativas que possam impulsionar esse negócio, o qual temos intenção de reposicionar nos próximos meses.

Há poucas semanas, confirmaram a vossa ausência na FIMA 2024. Por que razão tomaram esta decisão? Qual a vossa estratégia futura para as feiras?

Se olharmos para o mercado em geral, vamos ser a empresa mais focada na indústria agrícola e acreditamos, de um modo geral, que os agricultores são consumidores de informação e interagem cada vez mais entre si. Consideramos que as grandes feiras comerciais centradas na mecanização, como a Agritechnica, são um excelente mecanismo capaz de reunir toda a gente, mas também nos vamos centrar nas ferramentas digitais onde possam aprender todos os dias, a qualquer momento, sem sequer precisarem de ir ao concessionário. Por conseguinte, ajudaremos os nossos distribuidores para que sejam capazes de organizar demonstrações no terreno e para que possam estar em melhor posição de apoiar os seus clientes. Estamos focados nos agricultores e, se eles nos procuram, devemos ser capazes de lhes dar a resposta adequada.

Conferência de imprensa da direção da AGCO/Fendt na Agritechnica 2023

Conferência de imprensa da direção da AGCO/Fendt na Agritechnica 2023.

Que estratégia de aproximação e angariação de novos clientes vão aplicar em mercados como os ibéricos?

O mercado ibérico é muito importante para a AGCO. Existem muitas famílias com várias gerações de agricultores e esperamos que assim continue a ser no futuro. Mas também notamos que existem diferentes perfis de agricultores aos quais podemos disponibilizar apoio através das nossas marcas, e é essa a nossa intenção face ao futuro.

Nesta Agritechnica apresentaram tratores de alta potência na Valtra (Série S) e na Massey Ferguson (9S) e tratores de média/alta potência na Fendt (600 Vario). O que pode dizer sobre as culturas de alto valor?

Continuaremos a investir. Estamos conscientes da importância de culturas como a vinha ou o olival nos mercados ibéricos e também estamos focados nas mesmas, como se pode ver pela excelente quota de mercado dos tratores Fendt no segmento das especialidades.

Como vê o mercado para o próximo ano?

Após dois anos excecionais, a situação voltará provavelmente à normalidade em 2024. Os agricultores obtiveram lucros muito bons, pelo que acreditamos que o mercado se vai manter forte, embora não tanto como em 2022 e 2023.

E para a AGCO em particular, como será 2024?

Este ano teremos o nosso melhor resultado de sempre e estamos empenhados em crescer, independentemente de como evolui o mercado. Vamos investir mais 45%, o que representa também um recorde de tecnologia colocada à disposição de cada vez mais agricultores. Acreditamos que podemos avançar mais rapidamente do que o restante mercado.

“A Trimble não se limitará a apoiar a Fendt, a Massey Ferguson e a Valtra, mas também continuará a servir outras empresas e também o mercado de reposição”

REVISTAS

Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial