Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

O projeto já foi implementado com sucesso nos Estados Unidos e os seus promotores pretendem alargá-lo ao resto do mundo.

Plain Concepts implementa sensorização no campo para a agricultura de precisão

06/02/2024

A KWS, um dos principais fornecedores mundiais de sementes, desenvolveu o Beetrometer para melhorar os processos de produção de açúcar de beterraba sacarina. Este sistema automatizado é uma solução inovadora que analisa eficientemente a qualidade das beterrabas colhidas. Para melhorar e digitalizar o sistema, a Plain Concepts foi contratada para desenvolver uma solução capaz de enviar e receber dados entre dois pontos ou dispositivos, bem como uma segunda fase em que todos os dados podem ser explorados, as métricas visualizadas e as anomalias detetadas quase em tempo real.

Imagen

“O desafio foi implementar a conetividade em zonas rurais remotas, onde as linhas de telemóvel são frequentemente limitadas ou inexistentes e as condições ambientais são muito adversas. Apesar da complexidade, conseguimos estabelecer uma ligação eficaz entre o Beetrometer e a nuvem, permitindo uma transmissão ótima dos dados relacionados com a qualidade da beterraba para uma análise detalhada em tempo real, evitando a sua perda”, afirma Quique Martinez, CEO da Plain Concepts.

Uma vez ultrapassada esta primeira barreira, a equipa de especialistas da Plain Concepts implementou uma infraestrutura de dados em Azure, facilitando a gestão de utilizadores, métricas e relatórios através de uma aplicação web. Além disso, tem a inteligência de gerar novas informações quando há novos desenvolvimentos no mesmo ficheiro, graças à verificação contínua dos dados, o que também permite a deteção de anomalias e a reação estatística a diferentes alarmes pré-configurados.

Despertar digital no terreno

O projeto atingiu vários marcos significativos, como o armazenamento eficiente de dados sem necessidade de instalar software adicional, a implantação automática de infraestruturas e um interface visual atraente para a gestão de dados. Com um milhão de pontos de dados e quase 100 GB de armazenamento, o projeto lança as bases para futuras expansões e para a ligação de mais dispositivos através de tecnologias baseadas na nuvem e na IoT.

Esta tecnologia inovadora, já testada com sucesso nos campos agrícolas da América do Norte, está programada para ser implantada a nível mundial. Neste processo de expansão, procurará tirar partido de plataformas baseadas na nuvem com o objetivo de evitar a a duplicação de recursos. Destina-se igualmente a evitar a execução de projetos pontuais isolados, que podem resultar da resolução de problemas específicos sem uma visão holística do sistema. Além disso, procurará atenuar a dívida técnica, ou seja, todos os compromissos a curto prazo acumulados pela tomada de decisões rápidas durante o desenvolvimento de software que podem afetar negativamente a qualidade do produto final. Também planeia adotar tecnologias IoT para facilitar a ligação a outros dispositivos, conforme necessário, contribuindo assim para um ecossistema agrícola mais ligado e eficiente.

“O desenvolvimento cada vez mais forte da agricultura de precisão e da sensorização do campo reflecte uma mudança necessária, especialmente num contexto em que o perfil do agricultor e as restrições laborais colocam desafios substanciais. Sem ir mais longe, aqui em Espanha, a demografia agrícola reflete uma população envelhecida e a tecnologia apresenta-se como uma solução crucial para garantir a sustentabilidade e a eficiência do setor. A aplicação de tecnologias 4.0, como a inteligência artificial, o big data e a simulação, não só melhora a produção e optimiza os recursos, como também abre novas possibilidades através da conetividade móvel”, conclui Martínez.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial