Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
As vendas da unidade comercial cresceram 7 a 8% e as exportações da fábrica de Getafe 6%

John Deere Ibérica completa um ano recorde

Ángel Pérez28/02/2024

A John Deere apresentou há umas semanas os seus resultados globais, com um forte crescimento da faturação e dos lucros. A sua filial ibérica está a seguir este exemplo e, no seu encontro anual com a imprensa técnica, anunciou números recorde tanto na unidade comercial como nas exportações da fábrica de Getafe (Madrid).

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Num contexto complexo devido à situação geopolítica mundial e com o mercado de tratores em Espanha e Portugal em claro declínio, a John Deere Ibérica encerrou o seu ano fiscal (nov. 22/out. 23) com números recorde.

Enquanto se aguarda a publicação dos dados económicos de forma oficial, a equipa de gestão avançou que as vendas da unidade comercial melhoraram 7 a 8 % e que as exportações da fábrica de componentes de Getafe melhoraram 6 %.

As vendas de tratores novos em Espanha caíram para um mínimo histórico em 2023, abaixo das 8000 unidades, depois de terem caído mais de 16% em relação ao ano anterior. No entanto, a John Deere está satisfeita com os resultados obtidos, uma vez que a maior parte deste declínio se reflete no segmento dos modelos estreitos, onde a marca não está tão presente como nos segmentos de média (100-150 CV) e alta potência (mais de 150 CV), que registam uma descida de cerca de 5% e 2%, respetivamente. Nestes dois segmentos, a John Deere atinge quotas de mercado de 43,5% e 31,5%, respetivamente (dados retirados do seu ano fiscal).

A equipa de gestão da John Deere Ibérica - unidade comercial

A equipa de gestão da John Deere Ibérica - unidade comercial.

“Estamos muito orgulhosos das nossas fábricas, dos nossos produtos e, naturalmente, da nossa Rede de Concessionários”, afirmou Jaime Muguiro. O diretor comercial sublinhou que os três tratores mais vendidos em Espanha são da John Deere (6120M, 6155M e 6R 250; o quinto é o 6R 185).

A tendência de crescimento dos modelos da Série R (com mais conteúdo tecnológico do que os modelos M) é a prova da firme aposta que a John Deere faz na agricultura profissional. De facto, os cinco modelos mais vendidos em Espanha com mais de 150 CV são: 6155M, 6R 250, 6R 185, 6195M e 6R 215.

Ceifeiras-debulhadoras: 26% nos últimos dois anos

Para analisar o mercado das ceifeiras-debulhadoras de cereais, Muguiro tomou como referência os dois últimos anos, considerando que 2022 foi um ano atípico afetado pelos problemas nas entregas que “a marca que lidera este segmento teve e que a fizeram perder terreno”, o que foi parcialmente equilibrado em 2023. Assim, de acordo com os dados fornecidos pelo seu diretor comercial, a John Deere tem uma quota de 26% em Espanha e ocupa a segunda posição.

Sustentabilidade, segurança alimentar e soberania alimentar

A intervenção de abertura ficou a cargo de Eduardo Martínez de Ubago, que sublinhou o “reequilíbrio de forças e de poderes“que está a ocorrer no setor agrícola a nível global, e que terá um ponto de viragem no próximo mês de junho com as eleições europeias.”A sustentabilidade ambiental continua a assumir um grande protagonismo, mas agora deve ser combinada com a segurança e a soberania alimentares”, indicou.

Na opinião do diretor, é necessário seguir de perto e analisar os protestos que estão a ocorrer em países europeus importantes, como a Alemanha e a França. E deixa uma mensagem: “Não é popular ter o setor agrícola a fazer oposição”.

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Martínez de Ubago definiu os objetivos de sustentabilidade da empresa para 2030, que passam pela melhoria da eficiência na utilização do nitrogénio em 20%, pelo aumento da eficiência fitossanitária em mais 20% e pela redução das emissões de CO2 para os seus clientes em 15%, nos três casos, sempre por unidade de produção.

O diretor revela-se partidário de que as ajudas cheguem a todos os perfis de agricultores, porque “não se trata de apoiar sistemas de produção, mas sim sistemas de vida”, embora tenha a certeza de que “o setor será mais competitivo quanto mais profissionalizado for”. “As ajudas em termos de tecnologia são as mais inteligentes, as mais sustentáveis e as que têm maior impacto a longo prazo”, acrescentou.

O papel decisivo da agricultura de precisão

Jaime Muguiro é muito claro: “Estamos perante uma década sem precedentes no crescimento da agricultura de precisão, de inovação nos sistemas de produção e de alterações regulamentares”. A definição da estratégia Smart Industrial, lançada há três anos, está em consonância com isto: “A John Deere desenvolverá máquinas inteligentes e conetadas, assim como sistemas e aplicações que permitam revolucionar os sistemas de produção na agricultura para gerar valor económico para o cliente”.

Neste sentido, a rede ibérica de Concessionários John Deere conta já com 51 especialistas em agricultura de precisão e, no ano passado, estima-se que cerca de 3000 clientes tenham participado em algum dos cursos disponibilizados especificamente sobre esta matéria.

O “Operations Center” da John Deere conta com 9500 organizações e cerca de 13 000 máquinas conetadas

O “Operations Center” da John Deere conta com 9500 organizações e cerca de 13 000 máquinas conetadas.

São precisamente as concessões que desempenham um papel decisivo na transmissão do conhecimento ao utilizador final. O plano de reajustamento da rede iniciado pela John Deere há alguns anos está quase concluído. Em Espanha são 12 concessões que contam com apoio centralizado e conetado, com aconselhamento especializado ao cliente. Algumas delas são empresas com um grande volume de vendas e quadros de pessoal que superam os 200 funcionários.

“Contamos com as melhores empresas e profissionais para ajudar os clientes na transformação económica que estão a viver”, afirmou Alicia García, gestora de Desenvolvimento de Concessionários.

Centro de Inovação em culturas de alto valor

Como é habitual, o dia da imprensa foi realizado nas instalações da John Deere em Parla, sede da unidade comercial e da John Deere Financial, e que albergam também o centro de inovação de culturas de alto valor, inaugurado oficialmente há pouco mais de um ano.

O seu novo responsável, Javier Fernández, descreveu os trabalhos que estão a ser desenvolvidos com as empresas e startups que participam no projeto. Mostrou também os campos de ensaio onde já começam a ganhar forma culturas de vinha, amendoal, pistacheiros, macieiras e olival.

Aspeto que apresentam as culturas do centro de inovação...

Aspeto que apresentam as culturas do centro de inovação. Em baixo, Javier Fernández mostra a área de coworking reservada às empresas e startups envolvidas no projeto.

A John Deere insistiu na sua aposta firme nas culturas de alto valor, que representam 43% do valor da produção mundial e 72% em Espanha. Nos últimos anos, a superfície cultivada aumentou 20% em todo o mundo e a FAO estima uma margem de crescimento adicional de 27%.

Consolidação do Leasing e do Renting

Desta vez, Ernesto Flaquer, diretor-geral de vendas da John Deere Financial, centrou a sua intervenção no Leasing e no Renting, que foram introduzidos há sete anos e representam 20% do seu negócio. No entanto, a médio prazo, aposta na sua consolidação, mas não num maior crescimento, dado que em Espanha e Portugal, a vida média de utilização das máquinas é de 10 anos ou mais e estas duas fórmulas estão pensadas para prazos de renovação inferiores. Flaquer mostrou-se mais esperançado quanto ao crescimento do aluguer de tratores e maquinaria agrícola.

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