Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Consórcio DigiFarm2all organiza ação de capacitação

13/03/2024

O consórcio DigiFarm2all organizou uma ação de capacitação interna subordinada ao tema Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0.

Imagen

A iniciativa contou com a presença de 34 membros do grupo, no dia 4 de março, que tomaram o pulso às funcionalidades da plataforma DigiFarm2all (WP2), cuja atividade é liderada pelo parceiro Impactwave.

Esta é uma plataforma de gestão de dados integrada e de apoio à tomada de decisão que tem como base a informação que está a ser recolhida em tempo real dos 17 projetos-piloto tecnológicos instalados no âmbito desta iniciativa.

A ação de capacitação assentou na utilização de novas ferramentas para maximização da produtividade, redução de custos e para a utilização mais eficiente dos recursos naturais.

Próximos passos do projeto

Depois de uma primeira fase que envolveu o desenvolvimento dos protótipos e sistemas de IoT, e a sua instalação de norte a sul de Portugal, foi concluída agora o desenvolvimento da plataforma integrada do consórcio DigiFarm2all para a gestão e integração de dados.

O próximo passo consiste no desenvolvimento de um modelo de recomendações, com recurso a modelos de previsão e na capacitação dos intervenientes de forma a compreenderem e a utilizarem estas tecnologias de forma eficaz, dando-lhes capacidades de interpretar os dados gerados e tomar decisões com base nas informações obtidas.

Estas ações de capacitação internas são uma aposta do consórcio no potencial humano agregado ao projeto. Capacitar técnicos e agricultores é construir as bases de sucesso a longo prazo do projeto, uma vez que, promove a cultura de excelência e inovação beneficiando não apenas o consórcio como todo o País, promovendo a sustentabilidade do sector agrícola.

Este projeto é liderado pela Associação Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura (SFCOLAB), tem a referência PRR-C05-i03-I-000108 e é financiado pelo Plano de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Tem na sua constituição um total de 20 parceiros, nomeadamente a SFCOLAB, a CONFAGRI, o INIAV, Cooperativas agrícolas, uma associação de agricultores, um Centro de Competências, uma empresa tecnológica e empresas do setor agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial