Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Lusomorango acolhe encontro europeu de produtores

03/04/2024

A Lusomorango acolhe a reunião anual plenária do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos do Comité Misto França, Espanha, Itália e Portugal para Frutas e Hortícolas, em São Teotónio, Odemira.

Imagen

A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos promove, nos dias 4 e 5 de abril, o primeiro encontro do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos que reunirá produtores dos quatro países em São Teotónio, Odemira.

Este encontro faz parte do Ciclo de Reuniões Anuais do Comité Misto França, Espanha, Itália e Portugal para Frutas e Hortícolas, uma iniciativa dos operadores do setor destes quatro países, que representam mais de 50% da produção na União Europeia.

Considerando a sua representatividade em Portugal, a Lusomorango foi escolhida pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) do Ministério da Agricultura e da Alimentação português para acolher e organizar o encontro Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos.

Conferências e visitas técnicas

Durante a tarde do dia 4 de abril, cerca de 30 profissionais do setor aprofundarão temas como “A sustentabilidade da produção do morango e pequenos frutos”, apresentado por Pedro Brás de Oliveira (INIAV) e Nídia Pita (Alltech Crop Science), “Análise comparativa da disponibilidade de produtos fitossanitários”, por Barbara Oliveira (Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV)), “Alterações climáticas – desafios e estratégia de resiliência”, conduzido por Sonia Isaque (da Frutas Classe) e o “Balanço da campanha 2023 e perspetivas para 2024”, por Gonçalo Santos Andrade (da Portugal Fresh).

Do programa desta reunião fazem também parte duas visitas técnicas, a realizar na manhã de 5 de abril, uma à produtora de pequenos frutos Maravilha Farms e outra ao Centro de Investigação para a Sustentabilidade, uma iniciativa da Lusomorango em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Driscoll’s e a MaravilhaFarms.

Além do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos, o Comité conta ainda com seis outros Grupos de Contacto, nomeadamente, alho, tomate (fresco), cítricos, pera e maçã, frutos de caroço (pêssegos, nectarinas e ameixa) e uva de mesa. A Reunião Anual Plenária, que terá lugar em data posterior e após as reuniões de todos os Grupos de Contacto, promoverá o debate entre profissionais e as administrações de cada um dos quatro países, tendo por base os resultados obtidos nas reuniões de cada Grupo de Contacto e os temas mais importantes para o setor, como as relacionadas com a evolução do mercado e o impacto das alterações climáticas na produção agrícola a nível global.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial