Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Ainda pode inscrever-se para o concurso de azeite virgem da Feira Nacional de Olivicultura

10/04/2024

As inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura foram prolongadas até 24 de abril. Valpaços acolhe este ano a iniciativa que integra a Feira Nacional de Olivicultura (Olivalpaços), nos dias 17 a 19 de maio.

Imagen

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) anunciou o prolongamento do prazo de inscrições ao Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura para 24 de abril. Esta é uma iniciativa que premeia o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho dos produtores nacionais.

Os vencedores serão revelados no final da 7.ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que irá ter lugar na Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços, no dia 17 de maio. Mais informações e o regulamento do Concurso estão disponíveis no site da organização .

O concurso é uma ferramenta essencial para a promoção de um sector primordial da economia portuguesa, num contexto em que desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado os mil milhões de euros em 2023.

Distinção da a qualidade dos lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra

O principal objetivo deste Concurso é distinguir a qualidade dos lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra produzidos na campanha 2023/2024 que sejam propriedade de produtores com lagar próprio sediado em Portugal, que recorram à prestação de serviços de extração de azeite a partir de azeitona própria e proveniente de olivais situados em Portugal.

Adicionalmente, cada lote submetido a concurso deverá corresponder a uma quantidade não inferior a mil litros de azeite com características homogéneas.

Em 2024, o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) em parceria com os municípios de Moura e de Valpaços, acontece na Olivalpaços em Valpaços. As duas regiões promovem a Feira Nacional de Olivicultura em conjunto.

O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura conta com o apoio de um Painel de Provadores Nacionais de referência que, ao longo de dois dias, em provas cegas, procedem à análise dos Azeites a Concurso, premiando os melhores blends nacionais com a distinção “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”, os melhores Azeites com Denominação de Origem Protegida, os melhores Azeites produzidos em modo de produção biológica, os melhores Azeites de Quinta e de Cooperativa, e os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial