Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Lusomorango recebeu grupo de contacto internacional em Odemira

15/04/2024
O grupo de contacto do morango e pequenos frutos integra membros de França, Espanha, Itália e Portugal.
Imagen

A Organização de Produtores de Pequenos Frutos (Lusomorango) promoveu uma reunião do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos que juntou produtores de França, Espanha, Itália e Portugal, em São Teotónio, Odemira.

A iniciativa, integrada no Ciclo de Reuniões Anuais do Comité Misto, reuniu operadores do setor destes países que constituem mais de 50% da produção na União Europeia.

Em Odemira estiveram ainda presentes representantes das administrações e dos governos de França, Espanha, Itália e Portugal, que manifestaram concordância com os principais desafios que marcam a atualidade dos produtores de morango e pequenos frutos.

Destacaram o contexto dos quatro países que enfrentam dificuldades muito semelhantes. Em debate, ficou expressa a preocupação dos produtores sobre o aumento dos custos de produção, por força dos custos crescentes associados à mão de obra e energia, e a falta de soluções de produtos fitossanitários, que impede alternativas para fazer face aos produtos retirado, desafios que dificultam a rentabilidade do negócio.

Setor preocupado com eficiência hídrica

O Comité revelou ainda consenso sobre a importância do desenvolvimento de projetos de investigação e inovação, com especial investimento na área da eficiência hídrica, para combater os efeitos adversos provocados pelas alterações climáticas.

A discussão deixou ainda patente a redução da área e produção verificadas nalguns destes países, uma tendência que Portugal contraria, apresentando o setor a nível nacional um crescimento consistente, nomeadamente nas exportações.

No âmbito deste encontro realizaram-se ainda visitas técnicas à MaravilhaFarms, uma produtora de pequenos frutos, e ao Centro de Investigação para a Sustentabilidade na Fataca, uma iniciativa da Lusomorango em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária INIAV, a Driscoll’s e a MaravilhaFarms.

Este comité misto, além do Grupo de Contacto do Morango e Pequenos Frutos, contempla ainda outros seis grupos de contacto: alho, tomate (fresco), cítricos, pera e maçã, frutos de caroço (pêssegos, nectarinas e ameixa) e uva de mesa.

A próxima reunião anual plenária promoverá novo debate entre profissionais e as administrações e os governos de cada um dos quatro países.

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial