Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

CVRVV integra estações meteorológicas agrícolas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes

23/04/2024
Um grupo de organizações está a coordenar a integração de estações localizadas na Região dos Vinhos Verdes, numa rede de Estações Meteorológicas Agrícolas.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte)/Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPNorte) e a Universidade de Trás-os-Montes (UTAD), está a coordenar a integração de estações localizadas na Região dos Vinhos Verdes (RDVV), na sua rede de Estações Meteorológicas Agrícolas (EMAS).

A rede é composta atualmente por 55 estações automáticas (EMA) e dispositivos eletrónicos para observação de culturas, pragas e doenças, das quais 22 se encontram na região de Entre Douro e Minho.

A iniciativa visa facilitar o acesso a informações climáticas valiosas para a tomada de decisões nas explorações.

Fonte da imagem: https://rota.vinhoverde.pt/

Fonte da imagem: https://rota.vinhoverde.pt/

Quanto maior a rede, maior a qualidade dos dados

Com mais estações a contribuir, espera-se a melhoria e o reforço das informações meteorológicas quanto aos dados (ex. precipitação, temperatura do ar - eventualmente, também a temperatura do solo -, humidade relativa, folha molhada e, opcionalmente, velocidade e direção do vento) na Região dos Vinhos Verdes.

Ao aumentar os pontos de recolha, alcança-se informação mais alargada, que permitirá uma gestão integrada de pragas e doenças, com base em predições mais robustas na RDVV. Para além da redução e racionalização em termos de aplicações de produtos fitofarmacêuticos na vinha, estes procedimentos traduzem-se em benefícios económicos para os operadores económicos.

A integração pode ser feita através do fornecimento de dados ou da facilitação do acesso para leitura das EMAS localizadas nas suas propriedades. Posteriormente, todos os dados das estações integradas na rede estarão disponíveis na plataforma MySense, desenvolvida através do projeto SIADP numa colaboração entre a DRAPN e a UTAD.

Os Operadores Económicos interessados em fazer parte da rede agrometeorológica, deverão preencher este formulário .

 

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial