Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Apoio na tomada de decisão dos agricultores, consultores e governantes

Projeto QuantiFarm disponibiliza Toolkit para agricultura online

09/05/2024
Já está disponível o Toolkit QuantiFarm, uma plataforma online, inclusiva, centrada em soluções de tecnologia digital agrícola ou Digital Agriculture Technology Solutions (DATS).
Imagen

A Consulai, parceira do projeto, anunciou em comunicado de imprensa, explica que o QuantiFarm permitiu o desenvolvimento e implementação de uma framework de avaliação de custos e benefícios, e de impactos positivos e negativos dos DATS ao longo das três dimensões de sustentabilidade: económica, ambiental e social.

Foi avaliado o desempenho de várias DATS utilizadas por explorações agrícolas comerciais no contexto de 30 casos de estudo, localizados em 20 países, em diferentes regiões biogeográficas da UE, cobrindo sete setores agrícolas (culturas aráveis, frutícolas, hortícolas, lacticínios, carne, apicultura e aquicultura).

O Toolkit QuantiFarm apresenta-se com um painel de controlo online e de fácil utilização que apresenta os resultados da avaliação para os DATS avaliados. Estes resultados fornecem evidências do mundo real, dos benefícios e desafios, quando as DATS específicas são utilizadas em contextos específicos, apoiando o processo de tomada de decisão dos intervenientes relevantes (agricultores, consultores e decisores políticos).

Além dos dados fornecidos pelos 30 casos de estudo, o toolkit inclui descrições (especificações, áreas de aplicação e o fornecedor da tecnologia) de um grande conjunto de DATS, a partir de inventários já existentes e revisão de artigos científicos. No total o repositório consolidado e a base de conhecimento incluem aproximadamente 400 DATS.

São cinco as ferramentas que apoiam na tomada de decisão baseada em factos. As ferramentas utilizam evidências reais sobre a eficácia das DATS em condições específicas, incluídas na base de dados, bem como estimativas sobre o seu impacto potencial em diferentes contextos.

A plataforma Toolkit QuantiFarm está disponível aqui, onde pode obter mais informações e atualizações sobre as próximas atividades relacionadas com a avaliação do impacto das soluções de tecnologia digital na agricultura!

Apoio de sete milhões de euros

O projeto QuantiFarm é financiado pelo programa Horizon Europe da Comissão Europeia. Foi lançado com o objetivo de avaliar o impacto da digitalização na agricultura. O mote que deu origem à conceção do QuantiFarm, foi a questão “Como sabemos qual é a melhor tecnologia para uma determinada exploração agrícola?”, este projeto tem como meta explorar de que forma as ferramentas digitais funcionam na agricultura comercial.

Principais factos e indicadores do projeto:

Programa: Horizon Europe

Orçamento total: 7 397 382 €

Duração: 3,5 anos (2022 a 2025)

Consórcio: 32 parceiros de 20 países europeus

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial