Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
No âmbito da Feira de São Pedro em Torres Vedras

Fórum Agricultura 4.0 regressa em julho

Cátia Pinto, diretora executiva da Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura

30/05/2024

A Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, ou Smart Farm Colab, promove, de 2 a 4 de julho, a sexta edição do Fórum Agricultura 4.0. Este fórum decorre no âmbito da Feira de São Pedro em Torres Vedras e tem como objetivo discutir a inovação digital no sector agrícola.

Imagen

O dia 2 de Julho é marcado por palestras, nomeadamente:

  • Sessão I: As últimas tendências da agricultura digital (Sessão plenária)
  • Sessão II: Avanço tecnológico na agricultura: adoção global e as tendências de acordo com a estratégia económico-social (mesa-redonda)
  • Sessão III: Constrangimentos na implementação da agricultura 4.0: O que está em falta no presente para evoluir para um futuro mais digital

Já no segundo dia de trabalhos, organizado em colaboração com a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa (Associado do SFCOLAB), o programa está reservado a demonstrações em campo para a viticultura. Serão sobretudo demonstradas algumas inovações e/ ou novidades tecnológicas, bem como apresentados alguns projetos como é o caso do DigiFarm2all: Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0*, um projeto liderado pelo SFCOLAB e que tem na sua missão promover um maior acesso a tecnologias digitais e a utilização das mesmas, através da literacia, em prol de uma agricultura sustentável.

No dia 4 de julho, destaca-se uma descentralização do evento no Parque Tecnológico de Óbidos. A parceria entre o SFCOLAB e a Associação Óbidos Ciência e Tecnologia (Obitec) promove mais uma sessão em conjunto com vista a dinamização de start-ups, da região e do território nacional, de e para o sector agrícola.

Associação SFCOLAB

O SFCOLAB é uma entidade de hélice quádrupla que reúne empresas privadas, instituições de investigação, universidades e a sociedade, interagindo numa estrutura de conhecimento. Tem como missão o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras e inclusivas, bem como serviços, visando ser uma referência da Agricultura Digital em Portugal.

Feira de São Pedro ou Feira Anual de Torres Vedras

Considerada a maior mostra agroindustrial e comercial da região oeste, a Feira de São Pedro decorre este ano de 27 de junho a 7 de julho e é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras (Associado do SFCOLAB) e pela PromoTorres. Recebe todos os anos mais de 200 mil visitantes, de todas as zonas do país, e posiciona-se no top 3 das maiores feiras generalistas nacionais.

As informações relativas ao VI Fórum Agricultura 4.0, nomeadamente o programa e inscrições, serão disponibilizadas a partir do mês de junho no website do SFCOLAB.

* O Projeto 'DigiFarm2all: Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0' tem a referência PRR-C05-i03-I-000108 e é financiado pelo Plano de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial