Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
No dia 14 de junho, nas Termas do Peso, em Melgaço

Investigadores perspetivam caminhos, estratégias e inovação para zonas rurais

05/06/2024
Este encontro pretende explorar como uma abordagem centrada nos ativos e recursos locais – sobre os quais se produz conhecimento (I&T) – pode contribuir para a criação de melhores condições de vida para as comunidades rurais.
Imagen

O Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (Nutrir) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo realiza, no próximo dia 14 de junho, nas Termas do Peso, em Melgaço, a Conferência ‘Nutrir Território’.

Este núcleo definiu três áreas prioritárias de intervenção (Território, Viticultura e Recursos Animais) e, ao longo de três anos, em conjunto com diversos agentes particularmente do território, estudou, valorizou e caracterizou recursos, importantes para a dinâmica do conhecimento e do valor da região.

A Conferência, que contará com a presença de investigadores, pensadores e decisores de diferentes origens e competências, irá apresentar os três anos de trabalho realizado pelo Nutrir, assim como definir caminhos, perspetivar estratégias e, em conjunto, pensar num futuro de inovação para o Alto Minho.

As zonas rurais europeias são física, social e culturalmente diversas. A maioria confronta-se com desafios semelhantes, sobretudo com o despovoamento, o envelhecimento e os elevados custos da prestação de serviços públicos.

A (agro)biodiversidade perde-se, o património cultural desaparece, os bens públicos ambientais são postos em causa e surgem novos desafios associados a políticas setoriais. O Alto Minho não é exceção.

O Nutrir é um projeto de transferência de conhecimento na área do agroalimentar, que se preocupa com o desenvolvimento do território do Alto Minho, região de enorme riqueza e diversidade paisagística, mas carente de mais inovação, em particular no setor primário.

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial