Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Rumo à sustentabilidade

BKT adere à Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável

03/07/2024

A BKT, fabricante de pneus todo-o-terreno, aderiu à organização que promove a produção, o abastecimento e a utilização sustentáveis da borracha natural (GPSNR).

Imagen

A BKT, fabricante multinacional de pneus Off-Highway, anunciou a adesão à “Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável” (GPSNR, na sigla em inglês). A BKT dá deste modo “mais um passo na promoção de práticas sustentáveis a longo prazo, culminando numa produção mais consciente e amiga do ambiente”, em linha com os princípios definidos pela Global Platform for Sustainable Natural Rubber.

A fabricante explica que a produção de borracha natural apresenta várias oportunidades de melhoria, tanto em termos ambientais como sociais. A expansão das plantações de borracha é suscetível de influenciar as florestas tropicais, mas, através de práticas sustentáveis, é possível proteger a biodiversidade e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Do mesmo modo, garantir condições de trabalho dignas e respeitar os direitos dos trabalhadores nas plantações de borracha é fundamental para promover uma indústria ética e sustentável.

Para enfrentar estes desafios e promover soluções sustentáveis, a GPSNR reúne produtores de borracha natural, comerciantes, fabricantes de pneus, organizações não governamentais, instituições académicas e outros parceiros industriais.

Ao tornar-se membro da GPSNR, a BKT passa a ter acesso a uma plataforma que visa uniformizar os relatórios de sustentabilidade dos fabricantes e as plataformas digitais para cumprimento dos requisitos do Regulamento Europeu de Desflorestação (EUDR) que entrará em vigor em dezembro de 2024.

“Os princípios em que a GPSNR assenta as suas raízes estão em conformidade com a nossa política ESG. Este caminho permitir-nos-á desenvolver e alinhar a nossa iniciativa de rastreamento digital para o fornecimento sustentável de borracha natural, de acordo com os princípios internacionalmente aceites. Ao mesmo tempo, a adesão à GPSNR permite-nos sustentar e expandir as nossas iniciativas de sustentabilidade com o objetivo de acelerar as mudanças estruturais e de qualidade na nossa cadeia de fornecimento de borracha natural ao longo dos próximos cinco anos”, disse Rajiv Poddar, diretor-geral adjunto da BKT.

Para apoiar a sua missão, a BKT está a cooperar estreitamente com várias agências governamentais indianas - incluindo o Rubber Board e a Associação de Fabricantes de Pneus Automóveis da Índia - e com alguns dos principais intervenientes mundiais na indústria da borracha natural.

O responsável acrescenta que “ser membro da GPSNR significa também que temos um contacto direto com fornecedores de borracha natural de primeira qualidade em todo o mundo, o que é crucial para uma empresa como a nossa, que sempre se concentrou em elevados padrões de qualidade”. E continua: “esta é uma escolha estratégica e consciente que apoia as nossas ambições de crescimento e nos permite atingir níveis cada vez mais elevados de produção sustentável.”

Ao aderir à GPSNR, a BKT confirma ainda o cumprimento dos princípios fundamentais nas áreas da silvicultura sustentável, gestão dos recursos hídricos, proteção dos direitos e territórios, direitos humanos e laborais, igualdade, rastreabilidade, transparência e anticorrupção, e formação e educação.

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial