Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Quebra de produção levou ao aumento do preço

Fenazeites pede IVA zero para o azeite tal como em Espanha

04/07/2024

A Fenazeites quer que o IVA do azeite baixe para zero, à semelhança do que acontece em Espanha, desde 1 de julho.

Imagen

A Fenazeites pediu a redução da taxa de IVA sobre o azeite para Zero, tal como acontece em Espanha desde 1 de julho. A organização tem observado uma redução do consumo devido ao aumento do preço que teve origem na acentuada quebra de produção em Espanha nas duas últimas campanhas.

O objetivo do pedido é permitir a mais consumidores o acesso a este produto, um elemento essencial no cabaz alimentar dos portugueses. A Fenazeites está preocupada com esta redução do consumo de um produto central da dieta mediterrânica, reconhecida pelos seus benefícios para a saúde.

Desde 1 de julho o azeite está isento de IVA em Espanha, uma adição ao cabaz que o governo espanhol decidiu ter IVA zero. O Ministério das Finanças espanhol afiança que é uma medida temporária que tem como objetivo “proteger e incentivar o consumo do azeite, um produto saudável cujo preço aumentou recentemente como resultado da seca, entre outros motivos”, segundo o Ministério das Finanças espanhol.

Entre 18 de abril e dezembro de 2023, Portugal também teve um capaz de 46 produtos isentos de IVA, incluindo o azeite. A isenção terminou em janeiro e o azeite voltou a ter IVA à taxa de 6%.

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial