O trator número dois milhões é uma edição especial “azul doce” do modelo T7.225 de 225 CV. Fotografia: New Holland
No mesmo ano em que celebra 60 anos de produção de tractores, a fábrica da New Holland em Basildon, Inglaterra, assinala o fabrico do seu trator número dois milhões, um feito conseguido por apenas algumas instalações deste tipo em todo o mundo.
A unidade número dois milhões é um T7.225 de 225 CV, um dos modelos T7 mais populares produzidos na fábrica de Basildon. Recebeu uma impressionante pintura de celebração, composta por painéis da carroçaria em “azul doce”, grafismos prateados e pretos da New Holland com a bandeira Union Jack do Reino Unido e o logótipo “2.000.000 Basildon Tractors”, além de um capot em folha da New Holland. O trator apresenta também jantes pretas com rebordos em azul doce.
“Este é um marco importante na vida da nossa fábrica de Basildon e uma marca da dedicação dos nossos funcionários qualificados e da lealdade dos nossos clientes em todo o mundo, a quem estamos extremamente gratos”, afirmou Carlo Lambro, presidente da marca New Holland.
“Desde os tratores de 1964 até aos de hoje, percorremos um longo caminho em termos de capacidade e tecnologia, permitindo que os nossos clientes cultivem de forma mais eficiente. No entanto, o que se mantém inalterado é o nosso compromisso em Basildon e em toda a nossa empresa de continuar a desenvolver a tecnologia de que os nossos clientes necessitam para alimentar as suas explorações agrícolas de forma sustentável no futuro”.
O trator número dois milhões fará aparições especiais durante os próximos eventos no Reino Unido e será depois exposto no Centro de Visitantes de Basildon.
Pintura de celebração, com painéis da carroçaria em “azul doce”, grafismos prateados e pretos e o logótipo “2.000.000 Basildon Tractors”. Fotografia: New Holland.
A abertura da fábrica de Basildon, em 1964, coincidiu com a introdução da nova série de tratores Ford 6X de 37-65 CV, que seria produzida na fábrica, o que significa que os primeiros dos dois milhões de tratores foram os modelos 2000 Dexta, 3000 Super Dexta, 4000 Major e 5000 Super Major. No espaço de dois anos, a fábrica tinha produzido 100.000 destes tratores, e estes modelos ficaram mais tarde conhecidos como a série 'Pre-Force', após o lançamento em 1968 dos tratores 'Ford Force' 2/3/4/5000, que viram os nomes antigos serem retirados. Apenas um ano mais tarde, a fábrica produziu o seu 250.000.º trator.
Em 1984, foi fabricado o trator número 500.000, da gama Série 10 com cabina Q, lançada três anos antes, que abrangeu modelos 2610 de 44 CV a 8210 de 116 CV, introduzindo desenvolvimentos como a transmissão sincronizada SynchroShift.
Cinco anos mais tarde, coincidindo com o lançamento, em 1989, da Geração III da gama Série 10, a Basildon produziu o seu milionésimo trator. O ano também marcou os 25 anos de produção na fábrica, celebrados com o lançamento de uma série de edições especiais dos tratores 7810 Silver Jubilee.
Em 1995, a fábrica produziu o seu trator número 1.500.000, um modelo da Série 40, quatro anos depois de ter passado a ser propriedade de uma nova empresa, na sequência da compra do negócio de equipamento agrícola Ford New Holland pela Fiat, criando a atual marca New Holland.
Em julho de 2024, o trator número dois milhões sai da linha de produção, assinalando um marco memorável para a fábrica de Basildon e para a marca New Holland, a nível mundial.
Hoje, a produção da fábrica continua a ser exportada para todo o mundo e cresceu para incluir os mais recentes modelos alimentados por combustíveis alternativos, como o metano e o gás natural comprimido. Estes são produtos de um desenvolvimento recente nas instalações, o Centro de Excelência de Combustíveis Alternativos, um departamento de I&D especializado em propulsões alternativas.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa