Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Associativismo

Protestos de agricultores podem recomeçar em setembro

29/08/2024
Os agricultores não aceitam as direções regionais sob a tutela do Ministério da Coesão e querem que as DRA voltem para o âmbito do Ministério da Agricultura, avançaram os jornais Expresso e Observador.
Imagen

Os agricultores querem que o Governo cumpra a promessa eleitoral de fazer regressar as Direções Regionais de Agricultura (DRA) ao ministério que tutela o sector, depois de as ter perdido para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), tuteladas pela Coesão Territorial, durante o anterior Governo de António Costa.

“As florestas já foram revertidas”, mas aquela promessa não foi cumprida até agora, disse o secretário-geral da CAP, em declarações ao Observador.

E alerta: “esta situação prejudica a execução dos fundos agrícolas europeus em Portugal, não fazendo sentido que o ministério da agricultura, que tem a responsabilidade de gestão e aplicação dos fundos, tenha as estruturas no terreno na tutela das CCDR”, serviços periféricos da administração direta do Estado. “Isto não faz nenhum sentido, é um mau funcionamento, quem perde é o país, quem perde são os agricultores”, disse o responsável ao mesmo meio.

“A CAP entende que é tempo de agir”, reforça Luís Mira, ao Expresso e avisa que “vão voltar a haver protesto em setembro e enquanto a decisão não for revertida, contribuindo para o bom funcionamento da Política Agrícola Comum”. O secretário-geral recorda que este Governo está em funções há quatro meses e que ainda não cumpriu a promessa eleitoral de devolver as DRA ao Ministério da Agricultura.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    02/10/2024

  • Newsletter Agriterra

    25/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial