Informação profissional para a agricultura portuguesa

Bactérias serão a próxima ajuda na melhoria da sustentabilidade global

02/10/2024
As tecnologias bacterianas poderão reduzir significativamente as emissões e conduzir a poupanças de custos à medida que as indústrias dão prioridade à sustentabilidade.

As bactérias artificiais, geneticamente modificadas para desempenharem funções específicas ou produzirem os compostos desejados, estão preparadas para revolucionar as indústrias, fornecendo soluções sustentáveis e rentáveis para os desafios globais, de acordo com a GlobalData, empresa em dados e análises.

Kiran Raj, practice head of disruptive tech da GlobalData, comenta: “os avanços na biologia sintética e na engenharia genética posicionam as bactérias como catalisadores na revolução da sustentabilidade. As tecnologias bacterianas poderão reduzir significativamente as emissões e conduzir a poupanças de custos à medida que as indústrias dão prioridade à sustentabilidade.”

O mais recente relatório Innovation Radar da GlobalData, “Bacteria: The Next Big Disruptor?”, destaca inovações e patentes em que as bactérias artificiais estão a transformar indústrias como a agricultura, a construção, a energia, os cuidados de saúde, o fabrico, a exploração mineira e os têxteis.

“A integração de tecnologias microbianas nestas indústrias é crucial para o seu futuro, mas o sucesso depende da investigação contínua, de parcerias estratégicas e da escalabilidade destas inovações para satisfazer as exigências globais”, acrescenta Kiran Raj.

Imagen

Principais inovações

  • Agricultura: As baterias alimentadas por bactérias fornecem uma solução energética duradoura e sem manutenção para uma agricultura sustentável. A startup britânica Bactery usa células de combustível microbianas do solo (SMFC) para desenvolver essas baterias, com um lançamento comercial previsto para 2026.
  • Construção: O bioconcreto microbiano oferece uma alternativa de baixo carbono ao cimento tradicional. A Biozeroc, sediada em Cambridge, está a desenvolver bioconcreto que imita a formação de corais, utilizando significativamente menos água e energia e reduzindo potencialmente as emissões em até 85%.
  • Fabrico: A conversão de metano em polímeros constitui uma alternativa ecológica aos plásticos petroquímicos, reduzindo significativamente os resíduos e as emissões. A Mango Materials, sediada na Califórnia, converte metano em polímeros biodegradáveis, com o apoio do Departamento de Energia dos EUA.
  • Exploração mineira: A tecnologia microbiana melhora a sustentabilidade da exploração mineira, reduzindo os resíduos tóxicos, recuperando metais e gerando energia limpa. A Tersa Earth, sediada no Canadá, aplica soluções microbianas à correção da drenagem de rochas ácidas, melhorando o impacto ambiental.

O panorama das patentes de bactérias artificiais reflecte inovações transformadoras em vários sectores. Na agricultura, a Pivot Bio e a New Leaf estão a promover a fixação de azoto, enquanto a Mosil está a aumentar a produtividade do solo.

Nos têxteis, a Next-Gen Leather e a Colorifix lideram a inovação em bio-couro. A Eutrobac e a Vale pretendem melhorar o tratamento de águas residuais, enquanto a Air Liquide está a explorar soluções de gás renovável.

Noutros sectores, empresas estabelecidas como a L'Oreal concentram-se em cuidados de pele sustentáveis, a BASF em espumas biodegradáveis e a Fuji Oil em carnes de origem vegetal.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    04/12/2024

  • Newsletter Agriterra

    27/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial