Em março, 342 tratores, o que representa uma quebra de 34,5% face ao mesmo mês do ano anterior
Entre janeiro e março de 2025, foram matriculados 1.038 tratores agrícolas, representando uma redução de 31,5% em comparação com o mesmo período de 2024. Este declínio foi observado em todos os segmentos: tratores compactos (-31,7%), convencionais (-36,6%) e especiais (-36,6%). A diminuição pode ser atribuída a fatores como o aumento dos custos de produção e a incerteza económica, que afetaram a capacidade de investimento dos agricultores.
MARCA | Jan-Mar 25 | Jan-Mar 24 | %Var | %M2025 | %M2024 |
Solis | 166 | 171 | -2,92 | 15,99 | 11,28 |
New Holland | 138 | 276 | -50,00 | 13,29 | 18,21 |
Kioti | 822 | 87 | -5,75 | 7,90 | 5,74 |
John Deere | 64 | 91 | -29,67 | 6,17 | 6,00 |
Kubota | 64 | 101 | -36-63 | 6,17 | 6,66 |
Deutz-Fahr | 59 | 125 | -52,80 | 5,68 | 8,25 |
LS | 33 | 35 | -5,71 | 3,18 | 2,31 |
Farmtrac | 28 | 41 | -31,71 | 2,70 | 2,70 |
Landini | 27 | 40 | -32,50 | 2,60 | 2,64 |
Lamborghini | 26 | 43 | -39,53 | 2,50 | 2,84 |
Same | 24 | 77 | -68,83 | 2,31 | 5,08 |
VST | 24 | 16 | 50,00 | 2,31 | 1,06 |
Hinomoto | 23 | 48 | -52,08 | 2,22 | 3,17 |
Tafe | 22 | 17 | +29,41 | 2,12 | 1,12 |
Case IH | 21 | 38 | -44,74 | 2,02 | 2,51 |
Claas | 20 | 22 | -9,09 | 1,93 | 1,45 |
Preet | 19 | 11 | +72,73 | 1,83 | 0,73 |
E-Kubota | 16 | 24 | -33,33 | 1,54 | 1,58 |
Fendt | 16 | 22 | -27,27 | 1,54 | 1,45 |
McCormick | 16 | 19 | -15,79 | 1,54 | 1,25 |
Startrac | 16 | 4 | +300,00 | 1,54 | 0,26 |
TYM | 16 | 16 | 0 | 1,54 | 1,06 |
Hürlimann | 14 | 38 | -63,16 | 1,35 | 2,51 |
Iseki | 13 | 29 | -55,17 | 1,25 | 1,91 |
Massey Ferguson | 13 | 38 | -65,79 | 1,25 | 2,51 |
Antonio Carraro | 12 | 19 | -36,84 | 1,16 | 1,25 |
Mitsubishi | 10 | 7 | +42,86 | 0,96 | 0,46 |
Valtra | 10 | 19 | -47,37 | 0,96 | 1,25 |
Captan | 5 | 0 | - | 0,48 | 0 |
Hsun | 5 | 0 | - | 0,48 | 0 |
Branson | 4 | 12 | -66,67 | 0,39 | 0,79 |
Otras | 32 | 30 | |||
TOTAL | 1.038 | 1.516 | -31,53 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT - Fonte: ACAP
Por outro lado, o mercado de reboques agrícolas apresentou um desempenho positivo. Durante o mesmo período, as matrículas de reboques cresceram 24,4%, com 102 unidades registadas em março de 2025. Este aumento reflete a crescente procura por soluções de transporte eficientes, impulsionada pela necessidade de otimizar a logística agrícola. Além disso, o peso dos fabricantes nacionais neste segmento tem sido um fator determinante para o crescimento.
Em resumo, enquanto o mercado de tratores enfrenta desafios significativos, o segmento de reboques agrícolas demonstra resiliência e potencial de crescimento. Estes dados sublinham a importância de estratégias adaptativas para enfrentar as mudanças no setor agrícola e garantir a sustentabilidade das operações no campo.
MARCA | Jan-Mar 25 | Jan-Mar 24 | %Var | %M2025 | %M2024 |
Rates | 96 | 65 | +47,69 | 26,30 | 21,10 |
Herculano | 67 | 70 | -4,29 | 18,36 | 22,73 |
Joper | 48 | 47 | +2,13 | 13,15 | 15,26 |
Massil | 46 | 41 | +12,20 | 12,60 | 13,31 |
Maquireis | 23 | 10 | +130,00 | 6,30 | 3,25 |
Reboal | 22 | 20 | +10,00 | 6,03 | 6,49 |
Outeiro | 16 | 9 | +77,78 | 4,38 | 2,92 |
Yunque | 8 | 0 | 2,19 | 0 | |
Costa | 7 | 6 | +16,67 | 1,92 | 1,95 |
Agriduarte | 6 | 3 | +100,00 | 1,64 | 0,97 |
Rocha | 6 | 6 | 0 | 1,64 | 1,95 |
Galucho | 24 | 23 | -78,26 | 1,37 | 7,47 |
TOTAL | 365 | 308 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT - Fonte: ACAP
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa