A Fruit Attraction, que este ano 2025 antecipa a sua data e terá lugar de 30 de setembro a 2 de outubro na IFEMA Madrid, já tem 90% do seu espaço expositivo ocupado. Graças a isso, as previsões para a próxima edição são otimistas e espera-se que a participação ultrapasse as 2.500 empresas, 75.000 m2 de oferta hortofrutícola e uma assistência de mais de 120.000 profissionais de 150 países.
Organizada pela IFEMA Madrid e pela Fepex, a 17ª edição da Fruit Attraction conta já com 70.000 m2 de superfície de exposição, mais 8% do que no mesmo período do ano passado. Com estes números, a feira reforça a sua liderança e consolida-se como uma das principais feiras mundiais do setor hortofrutícola.
“Apesar da mudança de data, que sabemos não ser a mais adequada, a resposta dos expositores tem sido incrível. A Fruit Attraction bate sempre recordes e em 2025 voltará a acontecer”, afirmou a sua diretora, María José Sánchez, na conferência de imprensa de apresentação da feira. “Dito isto, em 2026 voltaremos às nossas datas habituais e a feira realizar-se-á de 6 a 8 de outubro”, acrescentou.
Os pavilhões ímpares acolherão as novidades das empresas nacionais, para além das propostas da área Innova&Tech (pavilhão 5). Os pavilhões pares reunirão empresas da Europa -4, 6 e 8-, empresas individuais que operam no mercado global -8 e 10-, América -12-, e África e Ásia, no pavilhão 14. A área de Logística de Alimentos Frescos estará localizada no pavilhão 4.
Além disso, para completar a oferta expositiva, a maioria dos pavilhões terá a área da Indústria Auxiliar, garantindo a representação de toda a cadeia de valor do setor. “Reunir a indústria auxiliar é uma das maiores conquistas da Fruit Attraction e posiciona-nos como uma referência tecnológica e de inovação”, disse Cecilio Peregrín, presidente da Fepex.
Nesse sentido, outra novidade que começou em 2024 e que será profissionalizada em 2025 são os Cartões Premium. “Com eles, obtêm-se benefícios exclusivos para compradores selecionados com o objetivo de melhorar a experiência do cliente”, sublinhou a diretora da feira. “Em 2024 começámos por imprimir apenas 150 cartões e acabámos com mais de 600, pelo que este ano vamos trabalhar com 1.000 cartões.
A nível organizativo, uma novidade será o horário. Este ano, a feira decorrerá no centro de exposições de terça-feira, 30 de setembro, a quinta-feira, 2 de outubro, das 9h30 às 19h00, e até às 16h00 no último dia, “com o objetivo de garantir que os stands estejam sempre ocupados”, afirmou María José Sánchez.
Foram também acrescentadas duas novas entradas para todos os participantes. Para além das habituais entradas Norte e Sul, este ano serão criadas as entradas Este e Sudeste e novas vias de comunicação entre pavilhões para melhorar a circulação dos visitantes.
Por último, a oferta de restauração foi renovada, “com uma proposta mais variada e de qualidade”, como referiu Sánchez. “Vamos instalar três cantinas exclusivas para os expositores, das 13:00 às 16:30, com a ideia de facilitar o seu dia a dia e tornar a sua estadia mais económica, confortável e agradável”, afirmou.
Estes compradores - mais de 700 em 2025 -, selecionados pela ICEX e pelo MAPA em conjunto com os expositores da feira, estarão presentes no evento com o objetivo de fomentar as relações comerciais, as vendas, a promoção, o desenvolvimento e o crescimento dos negócios.
Na apresentação à imprensa da Fruit Attraction, realizada na Embaixada do México, Elena Curzio, responsável pelos Assuntos Económico-Comerciais e Promoção da Embaixada em Espanha, sublinhou os “estreitos laços de amizade entre Espanha e México”, destacando a Fruit Attraction como “um grande palco para a promoção de negócios”.
“O setor agroalimentar é um pilar económico no México, um setor fundamental que emprega 6 milhões de pessoas (8% da população ativa) e que se posicionou como um dos 10 maiores exportadores do mundo”, explicou Elena Curzio. “Somos o 12º maior produtor mundial de alimentos, primeiro em abacate e amora, primeiro em malagueta, limão e framboesa e terceiro em espargos”, acrescentou. “Investir connosco é uma oportunidade muito boa e a Fruit Attraction será o local ideal para o fazer”, concluiu.
Pela segunda vez, a Fruit Attraction vai apresentar os Best Stand Awards. Um prémio que reconhecerá os espaços de exposição que se destacam na feira pela sua criatividade, design e compromisso com a sustentabilidade nas suas quatro categorias: Prémio de Stand Mais Original; Prémio de Stand com Melhor Design; Prémio de Stand Mais Sustentável e Prémio de Stand Aclamado pelo Público. “Queremos destacar o esforço das empresas expositoras que estão comprometidas com a feira”, disse María José Sánchez.
Mais uma vez, a Fruit Attraction lança os Prémios Innovation Hubs, que irão premiar o melhor projeto, produto ou serviço do setor, avaliando sempre os critérios de inovação, sustentabilidade, tecnologia aplicada e conhecimento. Tal como noutras ocasiões, todas as candidaturas submetidas serão expostas na área Innovation Hub (no cruzamento dos pavilhões 4 e 6), durante os 3 dias da feira.
TOMATE, O PRODUTO ESTRELA EM 2025
O que é que o tomate representa na nossa alimentação?
O tomate é atualmente o legume mais consumido no mundo. Em Espanha, representa 24,23% do consumo de vegetais frescos nos agregados familiares e o consumo per capita é de aproximadamente 12 kg por pessoa por ano em casa e 2 kg fora de casa.
O consumo cresceu 6,25% em 2024 em comparação com 2023, impulsionado pela diversificação varietal e pela melhoria da dieta. O tomate é rico em licopeno, antioxidantes, vitaminas A e C, fibras e água e tem poucas calorias.
Por todas estas razões, o tomate desempenha um papel importante na cultura gastronómica de Espanha, sendo utilizado em produtos como o gaspacho ou o salmorejo, mas também em todos os países produtores.
E a nível social e económico?
O cultivo do tomate está presente em toda a Espanha, sendo a Andaluzia, Múrcia, Valência e as Ilhas Canárias as principais regiões produtoras, com um total de 20.800 hectares cultivados para consumo em fresco. A cultura do tomate exige cerca de 4 trabalhadores por hectare e, em 2024, a produção nacional ascendeu a 1.649.000 toneladas.
O setor espanhol do tomate caracteriza-se pela sua orientação para a exportação, com vendas internacionais de 675.000 toneladas em 2024, no valor de 1,1 mil milhões de euros. A Alemanha, a França, o Reino Unido e os Países Baixos são os principais mercados.
Implicações geopolíticas do comércio do tomate
A situação de turbulência que o mundo atravessa também se reflete no setor do tomate. Em Espanha, aguarda-se o impacto que o Acordo entre a União Europeia e Marrocos terá na produção nacional e existe uma grande expetativa para saber qual será o modelo de aplicação: preços de entrada, cláusula de cooperação, medidas de salvaguarda?
Por outro lado, a execução das sentenças de 4 de outubro de 2024 do Tribunal de Justiça da UE sobre o Sahara Ocidental é também motivo de preocupação, uma vez que representa “uma nova ameaça para o setor produtivo espanhol e da UE”, como refere a Fepex.
Face a esta situação, a Fruit Attraction vai realizar várias atividades relacionadas com o tomate: uma demonstração de cultivo num pomar com variedades selecionadas em exposição, provas de variedades inovadoras nos pavilhões 7 e 9, receitas exclusivas preparadas no espaço Chef Factory, uma apresentação da Comissão Europeia sobre o acompanhamento do mercado do tomate e outros produtos, várias mesas redondas sobre fatores de competitividade e dinâmicas de mercado, um encontro europeu com a participação de França, Itália e Portugal e a entrega de prémios de inovação, sustentabilidade, melhoramento varietal, promoção e comunicação.
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