Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Meses antes da sua realização, feira atinge 90% de ocupação e reforça a sua liderança global.

Fruit Attraction 2025: mais um ano a bater recordes

Nina Jareño27/05/2025

A Fruit Attraction, que este ano 2025 antecipa a sua data e terá lugar de 30 de setembro a 2 de outubro na IFEMA Madrid, já tem 90% do seu espaço expositivo ocupado. Graças a isso, as previsões para a próxima edição são otimistas e espera-se que a participação ultrapasse as 2.500 empresas, 75.000 m2 de oferta hortofrutícola e uma assistência de mais de 120.000 profissionais de 150 países.

Cecilio Peregrín, presidente da Fepex; Arancha Priede, diretora geral de Negócios de Feiras e Congressos da IFEMA MADRID; Elena Curzio...
Cecilio Peregrín, presidente da Fepex; Arancha Priede, diretora geral de Negócios de Feiras e Congressos da IFEMA MADRID; Elena Curzio, responsável pelos Assuntos Económico-Comerciais e Promoção da Embaixada do México em Espanha; María José Sánchez, diretora da Fruit Attraction; e José María Pozancos, presidente e diretor da Fepex.

Organizada pela IFEMA Madrid e pela Fepex, a 17ª edição da Fruit Attraction conta já com 70.000 m2 de superfície de exposição, mais 8% do que no mesmo período do ano passado. Com estes números, a feira reforça a sua liderança e consolida-se como uma das principais feiras mundiais do setor hortofrutícola.

“Apesar da mudança de data, que sabemos não ser a mais adequada, a resposta dos expositores tem sido incrível. A Fruit Attraction bate sempre recordes e em 2025 voltará a acontecer”, afirmou a sua diretora, María José Sánchez, na conferência de imprensa de apresentação da feira. “Dito isto, em 2026 voltaremos às nossas datas habituais e a feira realizar-se-á de 6 a 8 de outubro”, acrescentou.

Mais espaço, nova setorização

Com uma expansão estratégica e uma nova setorização, os organizadores procuram otimizar a experiência de expositores e visitantes. Este ano, a Fruit Attraction ocupará 10 pavilhões - 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 14 - tornando a cidade no epicentro mundial da comercialização de produtos frescos. “Não vamos utilizar os pavilhões 1 e 2 porque vão ser afetados pelas obras da Fórmula 1, por isso incluímos dois novos pavilhões, muito maiores e com mais capacidade de exposição”, explicou o diretor da feira.

Os pavilhões ímpares acolherão as novidades das empresas nacionais, para além das propostas da área Innova&Tech (pavilhão 5). Os pavilhões pares reunirão empresas da Europa -4, 6 e 8-, empresas individuais que operam no mercado global -8 e 10-, América -12-, e África e Ásia, no pavilhão 14. A área de Logística de Alimentos Frescos estará localizada no pavilhão 4.

Além disso, para completar a oferta expositiva, a maioria dos pavilhões terá a área da Indústria Auxiliar, garantindo a representação de toda a cadeia de valor do setor. “Reunir a indústria auxiliar é uma das maiores conquistas da Fruit Attraction e posiciona-nos como uma referência tecnológica e de inovação”, disse Cecilio Peregrín, presidente da Fepex.

O tomate será o produto estrela deste ano e será o foco de várias iniciativas baseadas neste produto...
O tomate será o produto estrela deste ano e será o foco de várias iniciativas baseadas neste produto, que continua a ser o legume mais popular no nosso país e cuja produção tem um impacto económico significativo em Espanha.
Por outro lado, esta edição vai dar visibilidade específica aos produtos biológicos, algo que começou a ser feito em 2024. Através de ações diferenciadas para destacar os stands que apresentam este tipo de produto na Fruit Attraction, foi criada a rota de produtos biológicos 'The Organic Hub'. “As empresas que possuem esse tipo de produto serão identificadas tanto nos pavilhões quanto no LIVE Connect e nas plantas baixas”, destacou María José Sánchez.

Nesse sentido, outra novidade que começou em 2024 e que será profissionalizada em 2025 são os Cartões Premium. “Com eles, obtêm-se benefícios exclusivos para compradores selecionados com o objetivo de melhorar a experiência do cliente”, sublinhou a diretora da feira. “Em 2024 começámos por imprimir apenas 150 cartões e acabámos com mais de 600, pelo que este ano vamos trabalhar com 1.000 cartões.

A nível organizativo, uma novidade será o horário. Este ano, a feira decorrerá no centro de exposições de terça-feira, 30 de setembro, a quinta-feira, 2 de outubro, das 9h30 às 19h00, e até às 16h00 no último dia, “com o objetivo de garantir que os stands estejam sempre ocupados”, afirmou María José Sánchez.

Foram também acrescentadas duas novas entradas para todos os participantes. Para além das habituais entradas Norte e Sul, este ano serão criadas as entradas Este e Sudeste e novas vias de comunicação entre pavilhões para melhorar a circulação dos visitantes.

Por último, a oferta de restauração foi renovada, “com uma proposta mais variada e de qualidade”, como referiu Sánchez. “Vamos instalar três cantinas exclusivas para os expositores, das 13:00 às 16:30, com a ideia de facilitar o seu dia a dia e tornar a sua estadia mais económica, confortável e agradável”, afirmou.

Imagen

México e Malásia, países importadores convidados

Na sua próxima edição, o potente Programa de Compradores Internacionais voltará a ser acompanhado pela iniciativa Países Importadores Convidados, com o México e a Malásia como protagonistas.

Estes compradores - mais de 700 em 2025 -, selecionados pela ICEX e pelo MAPA em conjunto com os expositores da feira, estarão presentes no evento com o objetivo de fomentar as relações comerciais, as vendas, a promoção, o desenvolvimento e o crescimento dos negócios.

Na apresentação à imprensa da Fruit Attraction, realizada na Embaixada do México, Elena Curzio, responsável pelos Assuntos Económico-Comerciais e Promoção da Embaixada em Espanha, sublinhou os “estreitos laços de amizade entre Espanha e México”, destacando a Fruit Attraction como “um grande palco para a promoção de negócios”.

Elena Curzio, responsável pelos Assuntos Económico-Comerciais e Promoção na Embaixada em Espanha
Elena Curzio, responsável pelos Assuntos Económico-Comerciais e Promoção na Embaixada em Espanha.
A Espanha é atualmente o segundo maior parceiro comercial do México na UE e o quinto maior destino das suas exportações. É também o segundo país que mais investe no México, logo a seguir aos Estados Unidos. “O acordo comercial UE-México é uma grande esperança para nós e uma grande oportunidade para os produtores espanhóis porque, se for finalmente assinado, os direitos aduaneiros serão eliminados quase a 100%”, sublinhou Curzio.

“O setor agroalimentar é um pilar económico no México, um setor fundamental que emprega 6 milhões de pessoas (8% da população ativa) e que se posicionou como um dos 10 maiores exportadores do mundo”, explicou Elena Curzio. “Somos o 12º maior produtor mundial de alimentos, primeiro em abacate e amora, primeiro em malagueta, limão e framboesa e terceiro em espargos”, acrescentou. “Investir connosco é uma oportunidade muito boa e a Fruit Attraction será o local ideal para o fazer”, concluiu.

Atividades paralelas: prémios, fóruns e apresentações

A Fruit Attraction voltará a ser um centro de conhecimento nos diferentes Fóruns, que acolherão um programa completo de conferências técnicas composto por sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, bem como pelo elevado nível dos participantes e oradores. Entre outros, a Fruit Attraction acolherá os Congressos Grape Attraction e Biofruit no seu espaço Fruit Forum no pavilhão 3, o Biotech Forum no pavilhão 5, os fóruns Fruit Next nos pavilhões 4, 5 e 10, o Fresh Food Logistics The Summit no pavilhão 12 e o Factoria Chef, situado no hub que liga os pavilhões 5 e 7.

Pela segunda vez, a Fruit Attraction vai apresentar os Best Stand Awards. Um prémio que reconhecerá os espaços de exposição que se destacam na feira pela sua criatividade, design e compromisso com a sustentabilidade nas suas quatro categorias: Prémio de Stand Mais Original; Prémio de Stand com Melhor Design; Prémio de Stand Mais Sustentável e Prémio de Stand Aclamado pelo Público. “Queremos destacar o esforço das empresas expositoras que estão comprometidas com a feira”, disse María José Sánchez.

Mais uma vez, a Fruit Attraction lança os Prémios Innovation Hubs, que irão premiar o melhor projeto, produto ou serviço do setor, avaliando sempre os critérios de inovação, sustentabilidade, tecnologia aplicada e conhecimento. Tal como noutras ocasiões, todas as candidaturas submetidas serão expostas na área Innovation Hub (no cruzamento dos pavilhões 4 e 6), durante os 3 dias da feira.

TOMATE, O PRODUTO ESTRELA EM 2025

O que é que o tomate representa na nossa alimentação?

O tomate é atualmente o legume mais consumido no mundo. Em Espanha, representa 24,23% do consumo de vegetais frescos nos agregados familiares e o consumo per capita é de aproximadamente 12 kg por pessoa por ano em casa e 2 kg fora de casa.

O consumo cresceu 6,25% em 2024 em comparação com 2023, impulsionado pela diversificação varietal e pela melhoria da dieta. O tomate é rico em licopeno, antioxidantes, vitaminas A e C, fibras e água e tem poucas calorias.

Por todas estas razões, o tomate desempenha um papel importante na cultura gastronómica de Espanha, sendo utilizado em produtos como o gaspacho ou o salmorejo, mas também em todos os países produtores.

 

E a nível social e económico?

O cultivo do tomate está presente em toda a Espanha, sendo a Andaluzia, Múrcia, Valência e as Ilhas Canárias as principais regiões produtoras, com um total de 20.800 hectares cultivados para consumo em fresco. A cultura do tomate exige cerca de 4 trabalhadores por hectare e, em 2024, a produção nacional ascendeu a 1.649.000 toneladas.

O setor espanhol do tomate caracteriza-se pela sua orientação para a exportação, com vendas internacionais de 675.000 toneladas em 2024, no valor de 1,1 mil milhões de euros. A Alemanha, a França, o Reino Unido e os Países Baixos são os principais mercados.

 

Implicações geopolíticas do comércio do tomate

A situação de turbulência que o mundo atravessa também se reflete no setor do tomate. Em Espanha, aguarda-se o impacto que o Acordo entre a União Europeia e Marrocos terá na produção nacional e existe uma grande expetativa para saber qual será o modelo de aplicação: preços de entrada, cláusula de cooperação, medidas de salvaguarda?

Por outro lado, a execução das sentenças de 4 de outubro de 2024 do Tribunal de Justiça da UE sobre o Sahara Ocidental é também motivo de preocupação, uma vez que representa “uma nova ameaça para o setor produtivo espanhol e da UE”, como refere a Fepex.

Face a esta situação, a Fruit Attraction vai realizar várias atividades relacionadas com o tomate: uma demonstração de cultivo num pomar com variedades selecionadas em exposição, provas de variedades inovadoras nos pavilhões 7 e 9, receitas exclusivas preparadas no espaço Chef Factory, uma apresentação da Comissão Europeia sobre o acompanhamento do mercado do tomate e outros produtos, várias mesas redondas sobre fatores de competitividade e dinâmicas de mercado, um encontro europeu com a participação de França, Itália e Portugal e a entrega de prémios de inovação, sustentabilidade, melhoramento varietal, promoção e comunicação.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    26/05/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial