Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Incluídos no Plano Estratégico de Negócios

Estes são os 4 pilares do plano estratégico global da CNH até 2030

28/05/2025
A CNH apresentou o seu Plano Estratégico de Negócios para os próximos 5 anos, baseado no crescimento sustentável, na expansão das margens operacionais e no aumento da rentabilidade para os acionistas.
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A CNH aproveitou o Investor Day 2025, organizado em Nova Iorque a 8 de maio, para apresentar o seu novo Plano Estratégico de Negócios até 2030, cujos objetivos baseiam-se no crescimento sustentável, na expansão das margens operacionais e no aumento do retorno para os acionistas.

A estratégia assenta em quatro pilares: promover a integração entre máquinas e tecnologia, expandir as margens do EBIT magro, crescer na divisão de Construção e partilhar a maior parte do fluxo de caixa livre industrial com os acionistas. “Esta estratégia demonstra que temos um caminho claro para atingir os nossos objetivos. Estamos empenhados em alcançar um crescimento sólido, em linha com os nossos objetivos de eficiência de custos. Já demonstrámos a nossa capacidade de obter melhorias consistentes das margens no passado e vamos passar ao nível seguinte nesta nova fase”, afirmou o CEO Gerrit Marx.

A CNH pretende consolidar a sua posição “como o primeiro ou segundo interveniente no setor agrícola em todos os principais mercados”, com lançamentos, atualizações e novas funcionalidades em tratores, ceifeiras-debulhadoras, equipamento de produção e proteção das culturas. A empresa sublinha que as suas ceifeiras-debulhadoras de rotor duplo e de rotor único, lançadas em 2024, oferecem um custo total de propriedade 15% inferior; está a proceder a uma revisão completa da gama de tratores, com modelos de 20 a mais de 700 cv; e, a partir de 2026, continuará a introduzir progressivamente novas linhas de produtos.

Diferentes linhas de produtos
Diferentes linhas de produtos.
Manterão os investimentos em tecnologia e a adoção e integração de capacidades avançadas de Inteligência Artificial (IA). A oferta de Tecnologia de Precisão continuará a expandir-se com sensores agronómicos, alfaias inteligentes, automação avançada, funções autónomas, conetividade por satélite, informação agronómica e sincronização de dados de máquinas através da plataforma digital FieldOps.

Estes sistemas estão a ser instalados na fábrica em todas as principais linhas de produtos e, até 2030, 90% deles serão desenvolvidos internamente. A empresa estima que, no prazo de cinco anos, a contribuição das vendas da Precision Tech quase duplicará em termos de percentagem das vendas líquidas totais no setor agrícola, gerando uma margem adicional.

Vasta gama de tecnologia de precisão
Vasta gama de tecnologia de precisão.

Estratégia de marketing

A CNH tem aproximadamente 6.000 pontos de venda e de serviço em todo o mundo. A estratégia de marketing global para os próximos cinco anos centra-se no reforço da identidade da marca: Case IH e New Holland como marcas globais e Steyr como uma marca europeia especializada.

De acordo com a empresa, um aspeto crucial desta estratégia é o estabelecimento de um “Acordo de Novos Concessionários” com a rede de concessionários, que prevê o investimento de aproximadamente 100 pontos de base da margem anual durante os próximos cinco anos em concessionários orientados para o crescimento. Também estão a investir no reforço das capacidades de serviço centradas no cliente através de plataformas integradas e soluções baseadas em IA para manutenção programada e preditiva, maior conetividade para unidades e soluções de modernização para proporcionar uma experiência perfeita ao cliente e ao concessionário, com o objetivo de 100% de tempo de atividade e uma garantia de “correção correta na primeira vez”.

Produtos concebidos para melhorar a eficiência e a rentabilidade
Produtos concebidos para melhorar a eficiência e a rentabilidade.

Finanças

A CNH tem como objetivo uma margem de EBIT ajustado a meio do ciclo de 16-17% na agricultura até 2030. Este objetivo será alcançado através de uma combinação de iniciativas de expansão da margem ligadas ao crescimento do negócio, eficiências operacionais e melhorias de qualidade. A empresa está empenhada em conseguir mais de 550 milhões de dólares em melhorias de custos operacionais e de qualidade.

Além disso, a empresa está empenhada em gerar um maior valor para os acionistas, com um aumento de 25% na geração de fundos industriais. Após o reembolso da dívida e as oportunidades de fusões e aquisições, a empresa planeia devolver praticamente todo o fluxo de caixa livre industrial aos acionistas através de um dividendo constante (25-35% do rendimento líquido) e da recompra de ações.

Construção

A divisão de Construção da CNH é uma atividade independente e consolidada. O objetivo é alcançar uma margem EBIT ajustada de 7% a 8% até 2030. As ações estratégicas incluem lançamentos, digitalização, crescimento do mercado pós-venda e ganhos de eficiência industrial. Estas ações aproveitarão os pontos fortes das suas marcas (CASE Construction Equipment, New Holland Construction e Eurocomach), a extensa rede global e a posição entre os cinco primeiros na América do Norte e do Sul.

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