John Deere anuncia o lançamento da sua próxima geração de enfardadeiras de fardos cilíndricos de câmara fixa e variável, que, segundo o fabricante, oferecem maior produtividade, automatização avançada e caraterísticas de fácil utilização.
Todos os modelos da nova geração de enfardadeiras de fardos cilíndricos John Deere estão equipados com capacidades ISOBUS avançadas, assegurando a total integração da máquina no Centro de Operações John Deere. Este sistema de conetividade inteligente permite que a qualidade do fardo seja monitorizada em tempo real.
A funcionalidade de conetividade permite que todas as informações relevantes sejam sincronizadas e armazenadas para faturação quando se sai do campo. Além disso, uma função opcional de monitorização da humidade mede o teor médio de humidade por fardo em tempo real e envia uma mensagem de alerta ao operador no monitor do trator se o valor se desviar da definição predefinida. Ao seguir o tamanho, o local de queda e os níveis de humidade de cada fardo, e ao documentar estes dados no Centro de Operações John Deere, obtém-se, por exemplo, o número de fardos por campo e mapas de matéria seca.
Os modelos de câmara variável V452R e V462R oferecem um aumento de 15% na potência de entrada através da linha de transmissão, resultando num aumento de 8% na produtividade. A inovadora funcionalidade de automatização do entrançamento inclui uma barra de tração flexível que permite à enfardadeira entrançar automaticamente o fio de forragem.
Ao seguir um fio de forragem reto, o sistema faz automaticamente fardos sem necessidade de torção manual e guia a enfardadeira para a esquerda e para a direita ao longo do fio, dependendo do enchimento da câmara, criando fardos de forma uniforme. O engate ativo segue automaticamente os cordões de forragem curvos, mesmo nas esquinas.
A enfardadeira segue com precisão a faixa de forragem, evitando perdas de colheita e reduzindo as manobras do trator. Além disso, o pequeno raio de viragem facilita a manobra da enfardadeira. O sistema de libertação rápida do fardo permite descarregar um fardo e fechar a porta em apenas três segundos, enquanto o sistema de correia dupla comprime a colheita até 140 kg/m³, mais 7% do que os modelos anteriores.
As enfardadeiras de fardos cilíndricos C442R, C452R e C462R foram concebidas para produzir silagem de alta qualidade. Estes modelos incluem um sistema de pesagem de fardos opcional, com medidores de resistência avançados em cada um dos quatro rolos da mesa de transporte, permitindo que o peso de cada fardo seja medido em tempo real.
Com uma velocidade do braço de enfardamento de 40 rotações/minuto, os componentes da enfardadeira correspondem à produtividade da enfardadeira, pelo que não se perde tempo durante o processo de enfardamento. O controlo ISOBUS AUX-N permite que os operadores programem os botões do joystick multifunções, para que o condutor possa controlar as principais funções da enfardadeira através do joystick CommandPRO.
Os modelos de câmara variável V452M e V462M oferecem um aumento de 10% na potência de entrada através da linha de transmissão, resultando num aumento da produtividade até 8%. Inclui novas correias sem fim com uma superfície mais rugosa para uma alimentação fiável da rede, mesmo quando a colheita está húmida e pegajosa.
Todos os novos modelos de enfardadeiras de fardos cilíndricos possuem um sistema de engate de facas operado hidraulicamente. Esta caraterística proporciona maior comodidade ao operar ou recolher as facas a partir da cabina, enquanto a maior força de engate das facas garante que toda a colheita é cortada uniformemente. A manutenção é muito fácil graças aos pontos de acesso fáceis, aos longos intervalos de lubrificação e a um sistema de lubrificação da corrente autolubrificante. O ecrã tátil do G5e oferece uma operação intuitiva e a automatização da enfardadeira permite uma descarga sem mãos.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa