Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
11 empresas nacionais participaram na iniciativa

CAP leva vinhos portugueses à Turquia e Cazaquistão

26/06/2025

Este tour pela Euroásia para uma ação de promoção internacional nos dois mercados segue-se ao périplo asiático (Hong Kong, Tailândia, Malásia e Singapura) e à passagem pelos Estados Unidos (Miami), em maio passado.

Imagen

Pela primeira vez, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) realizou uma ação de promoção dos vinhos portugueses na Turquia. “Há vários anos no ‘radar’ dos produtores nacionais, foram agora reunidas as condições para uma primeira abordagem ao mercado euroasiático”, lê-se em comunicado. Na iniciativa, que contou também com uma nova visita ao Cazaquistão, participaram 11 empresas nacionais.

O secretário-geral da CAP, lembra que “a Turquia tem uma longa história de produção vitivinícola em várias regiões do seu território e tradição de consumo de vinho. Por isso, ainda que, fruto das suas raízes culturais e religiosas, o consumo per capita de vinho seja menor do que noutros mercados europeus, o potencial existe”, sublinha.

Imagen
De acordo com Luís Mira, este foi “um primeiro contacto marcante, em que foram estabelecidas as primeiras relações com o mercado e que, esperamos, tragam frutos no futuro próximo”. No âmbito do evento a CAP organizou uma masterclass dinamizada pelo orador Turgut Tokgöz, especialista em vinhos reconhecido em Istambul pelo seu trabalho. WSET Wine & Spirits Educator, juiz de vários concursos internacionais de vinho e presidente da Turkish Society of Wine Experts & Educators, foi o anfitrião deste evento em que participaram 60 pessoas. Na Grande Prova os produtores portugueses conseguiram estabelecer vários contactos com profissionais turcos desta área.

No mapa desta viagem, foi também paragem obrigatória o Cazaquistão (mais concretamente a maior cidade do País, Almaty), mercado que a CAP e as empresas vitivinícolas nacionais visitam há três anos consecutivos e que várias já alcançaram, conseguindo a representação dos seus vinhos.

“Num momento em que é necessário olhar para novas oportunidades, é com naturalidade que, nos últimos anos, nos temos focado na promoção internacional dos nossos vinhos nestas geografias”, conclui Luís Mira.

Imagen

As 11 empresas que marcaram presença neste périplo pela Euroásia

  • Adega Cooperativa da Vermelha;
  • Barcos Wines – Viniverde;
  • Casa Ermelinda Freitas;
  • Casa Santos Lima;
  • Manzwine;
  • Quinta das Arcas;
  • Quinta S. Sebastião;
  • Vercoope;
  • Vinalda;
  • CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira;
  • Agrimota - Sociedade Agrícola e Florestal.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial