Este tour pela Euroásia para uma ação de promoção internacional nos dois mercados segue-se ao périplo asiático (Hong Kong, Tailândia, Malásia e Singapura) e à passagem pelos Estados Unidos (Miami), em maio passado.
Pela primeira vez, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) realizou uma ação de promoção dos vinhos portugueses na Turquia. “Há vários anos no ‘radar’ dos produtores nacionais, foram agora reunidas as condições para uma primeira abordagem ao mercado euroasiático”, lê-se em comunicado. Na iniciativa, que contou também com uma nova visita ao Cazaquistão, participaram 11 empresas nacionais.
O secretário-geral da CAP, lembra que “a Turquia tem uma longa história de produção vitivinícola em várias regiões do seu território e tradição de consumo de vinho. Por isso, ainda que, fruto das suas raízes culturais e religiosas, o consumo per capita de vinho seja menor do que noutros mercados europeus, o potencial existe”, sublinha.
No mapa desta viagem, foi também paragem obrigatória o Cazaquistão (mais concretamente a maior cidade do País, Almaty), mercado que a CAP e as empresas vitivinícolas nacionais visitam há três anos consecutivos e que várias já alcançaram, conseguindo a representação dos seus vinhos.
“Num momento em que é necessário olhar para novas oportunidades, é com naturalidade que, nos últimos anos, nos temos focado na promoção internacional dos nossos vinhos nestas geografias”, conclui Luís Mira.
As 11 empresas que marcaram presença neste périplo pela Euroásia
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa