A TAFE, um dos maiores fabricantes mundiais de tratores e equipamentos agrícolas, anunciou que foi alcançado um acordo abrangente e resolução com a AGCO sobre todas as matérias relativas a direitos de marca, questões comerciais e participação acionista.
O acordo entre a TAFE (Índia) e a AGCO (EUA), dois dos maiores fabricantes de tratores do mundo e que mantinham participações acionistas cruzadas, sendo proprietários de marcas como a Massey Ferguson e a Tafe, abrange as seguintes características principais:
• A propriedade da marca Massey Ferguson passará a pertencer à TAFE como única e exclusiva detentora para a Índia, Nepal e Butão, incluindo todos os direitos, títulos e interesses na ‘Massey Ferguson’ e marcas relacionadas, bem como todo o goodwill associado.
• A TAFE irá recomprar as ações da AGCO na TAFE, que representam 20,7% do capital social da TAFE, por um valor de 260 milhões de dólares, tornando-se assim uma subsidiária integral do Grupo Amalgamations, um conglomerado industrial diversificado com sede em Chennai, Índia.
• A TAFE manterá a sua participação acionista de 16,3% na AGCO, não podendo ultrapassar esta percentagem, participando no programa de recompra de ações da AGCO de forma a manter a sua participação proporcional, sujeita a determinadas exceções.
• A TAFE apoiará a AGCO, votando com as suas ações a favor de todas as recomendações do Conselho de Administração da AGCO nas assembleias de acionistas, sujeita a determinadas exceções.
• A TAFE continuará a ser um investidor de longo prazo na AGCO, através de interações periódicas planeadas com a liderança da AGCO.
• Todos os acordos comerciais entre a TAFE e a AGCO serão mutuamente revogados; a TAFE honrará as encomendas pendentes e continuará a fornecer peças para todos os mercados nos termos acordados.
• Todos os processos legais em curso serão irrevogavelmente e incondicionalmente retirados. Será requerida uma sentença homologatória por acordo nas três ações relativas à marca Massey Ferguson, atualmente pendentes no Tribunal Superior de Madras, na Índia.
Os acordos entrarão em vigor após a conclusão, pela AGCO e TAFE, de processos governamentais e outros procedimentos na Índia relacionados com a recompra das ações detidas pela AGCO na TAFE.
Mallika Srinivasan, chairman & managing director da TAFE, afirmou: “ao entrarmos numa nova era no crescimento da TAFE, reconhecemos e valorizamos a longa parceria que tivemos com a AGCO e continuaremos a apoiar a AGCO como acionista comprometido”. E acrescentou que “a TAFE e a Massey Ferguson têm sido sinónimos na mente dos clientes há mais de 65 anos. Reafirmamos o nosso compromisso com a transformação da agricultura através dos nossos produtos inovadores, soluções e serviço à comunidade agrícola. À medida que avançamos com a nossa visão de ‘Cultivar o Mundo’, estamos confiantes de que continuaremos a oferecer um valor excecional a todos os nossos stakeholders”.
Em Portugal o importador oficial da TAFE é o Grupo Autoindustrial.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa