Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Parlamento Europeu unido na defesa das verbas para PAC no próximo orçamento

11/07/2025

O Parlamento Europeu (PE) defendeu a 10 de julho que o orçamento para a Política Agrícola Comum (PAC) não pode ser prejudicado pelos investimentos em defesa, com todas as famílias políticas alinhadas contra eventuais cortes nas verbas para a agricultura.

Imagen

No debate, o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, sublinhou a necessidade de a mais antiga política da União Europeia (UE) ter o financiamento necessário, mas admitiu que a aposta na defesa - na sequência da guerra lançada pela Rússia na Ucrânia - tem de ser considerada no próximo quadro financeiro plurianual (QFP 2028-2034). De acordo com a agência Lusa, Hansen salientou ainda que o próximo orçamento plurianual da UE “terá um lugar central para a política de coesão e a PAC”.

O eurodeputado André Rodrigues (PS), que é relator do PE para o processo de simplificação da PAC, referiu no debate que “desfigurar a PAC é pôr em causa o rendimento de milhões de produtores e suas famílias, a nossa segurança alimentar e a coesão territorial”. Depois de divulgada, a proposta de Bruxelas será submetida à apreciação do Conselho da UE e do PE.

Em maio, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, referiu que o próximo orçamento plurianual será mais flexível, centrado em parcerias nacionais e regionais e mais simples, com o desembolso das parcelas ligado ao cumprimento de objetivos.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    28/07/2025

  • Newsletter Agriterra

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial