Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Inscrições gratuitas mas de registo obrigatório

Últimas inscrições para Conferência Técnica da Pera e Maçã 2025

Gabriela Costa13/10/2025

A Conferência Técnica da Pera e Maçã 2025 é ponto de encontro obrigatório para antecipar tendências e preparar o futuro da produção de pera e maçã em Portugal

Com lotação quase lotada, a Sala D. Inês, no Your Hotel & SPA Alcobaça, recebe, no dia 29 de outubro, a I Conferência Técnica da Pera e Maçã. Sob o mote ‘Inovação sustentável e tecnologias aplicadas à produção de pera e maçã’, o Encontro organizado pela Agriterra vai reunir cerca de 150 especialistas do setor, tendo já confirmadas as presenças de altos representantes da CCDR LVT, do INIAV, da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, do COTHN e do SFCOLAB. Em debate estarão temáticas como fruticultura de precisão, eficiência tecnológica, biosoluções e práticas sustentáveis na cultura da pera e da maçã.

Imagen

A região Oeste, onde se inclui Alcobaça, é reconhecida pela excelência das suas produções, impulsionadas por condições edafoclimáticas favoráveis e por um saber-fazer consolidado, e não podia, por isso, deixar de ser o ponto de encontro da I Conferência Técnica da Pera e Maçã, que terá lugar no dia 29 de outubro, no Your Hotel & SPA Alcobaça, sob o mote ‘Inovação sustentável e tecnologias aplicadas à produção de pera e maçã’.

Em análise, face a desafios que exigem uma abordagem cada vez mais tecnológica e eficiente - como as alterações climáticas, a escassez de mão de obra e a pressão sobre os recursos naturais –, estarão temáticas como a fruticultura de precisão, a eficiência tecnológica ou as biosoluções e práticas sustentáveis na cultura da pera e da maçã.

O evento conta com a parceria estratégica do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da COOP - Cooperativa Agrícola de Alcobaça, do COTHN-CC - Centro Operativo e Tecnológico Hortifrutícola Nacional | Centro de Competências e do SFCOLAB - Smart Farm Colab | Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que se farão representar ao mais alto nível: Miguel Leão, investigador principal no INIAV, será o 'keynote speaker' do evento e irá refletir sobre 'Eficiência Tecnológica e Sustentável na Produção de Pera e Maçã'. Já Maria do Carmo Martins, secretária geral do COTHN, Helena Vazão, diretora executiva do SFCOLAB e Ricardo Santos, diretor de serviços da COOP vão participar nas duas mesas redondas que integram o programa da Conferência Técnica da Pera e Maçã 2025.

A primeira mesa redonda, intitulada ‘O Pomar do Futuro: Soluções Digitais Inovadoras e Fruticultura de Precisão’ e com moderação de Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR - Centro de Competências para o Regadio Nacional, conta ainda com a participação de Sandro do Vale, cofounder e COO na Wisecrop.

A segunda, dedicada às ‘Biosoluções e Práticas Sustentáveis na Cultura da Pera e da Maçã’ será moderada por Gonçalo Rodrigues, professor auxiliar do ISA - Instituto Superior de Agronomia, contando com a participação de Hugo Oliveira, assistant researcher no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e Gonçalo Vale, consultor da AGRO.GES.

Antes da segunda mesa redonda há tempo para sessões a cargo de empresas que se associam ao evento de referência da Revista Agriterra, desta vez na cultura de pomóideas, com destaque para a intervenção de Filipa Saldanha, diretora de sustentabilidade do Crédito Agrícola, com uma apresentação intitulada 'O papel da banca na transição para uma agricultura sustentável e resiliente'.

A Sessão de Abertura da I Conferência Técnica da Pera e Maçã conta já com a presença confirmada do vice-presidente da CCDR - Lisboa e Vale do Tejo, José Nunes, em representação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.

O 'networking' entre patrocinadores, colaboradores, parceiros e profissionais do setor da pera e da maçã está garantido no Coffee-break, que conta com o apoio da APMA - Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, com a degustação de produtos certificados da marca 'Maçã de Alcobaça' - IGP (Indicação Geográfica Protegida), e no Cocktail de Encerramento.

Depois de três edições de sucesso dedicadas ao abacate e ao olival, a Agriterra reconhece o valor da pomicultura no que respeita a produção de pera e maçã, a qual representa um dos pilares da fruticultura nacional. A gestão inteligente da água, aliada a sistemas de rega de precisão e monitorização em tempo real, e a digitalização e tecnologias emergentes, como sensores, drones, softwares de apoio à decisão ou modelos preditivos, não só aumentam a eficiência e a produtividade como contribuem para práticas mais sustentáveis e resilientes.

A Conferência Técnica da Pera e Maçã 2025 assume-se, assim, como um ponto de encontro obrigatório para quem procura acompanhar a transformação da pomicultura, antecipar tendências e preparar o futuro da produção de pera e maçã em Portugal.

As inscrições na I Conferência Técnica da Pera e Maçã são gratuitas, mas de registo obrigatório. A lotação está quase esgotada. Garanta já o seu lugar, inscrevendo-se AQUI:

Imagen

Dinamizada no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do Grupo Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy, a I Conferência Técnica da Pera e Maçã conta com a parceria estratégica do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; da COOP - Cooperativa Agrícola de Alcobaça; do COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortifrutícola Nacional | Centro de Competências; e do SFCOLAB - Smart Farm Colab | Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/11/2025

  • Newsletter Agriterra

    03/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial