Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

INIAV debate desafios da investigação agroalimentar e florestal

07/10/2025

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) organiza, no dia 21 de outubro de 2025, no Polo de Inovação de Alcobaça, a conferência ‘Desafios da investigação no setor agroalimentar e florestal’, um encontro que reunirá investigadores, técnicos, decisores e representantes do setor produtivo para refletir sobre o papel da ciência e da inovação na transformação sustentável da agricultura, alimentação e floresta.

Imagen

A sessão de abertura contará com intervenções de Nuno Canada, presidente do INIAV, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e João Moura, secretário de Estado da Agricultura.

Mesas-redondas

O programa integra três mesas-redondas temáticas que abordam diferentes dimensões dos desafios científicos e tecnológicos no setor agroalimentar e florestal:

 

Inovação e transferência de tecnologia para o setor agroalimentar

A primeira mesa-redonda será moderada por Carmo Martins (Polo de Inovação de Elvas, INIAV). Participam Rui Malhó (BioISI – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Benvido Maçãs (INIAV, Elvas), Sérgio Gomes da Silva (INIAV, Alcobaça) e Álvaro Curado (Agro Global). A discussão incidirá sobre a importância da inovação científica e da transferência de conhecimento para reforçar a competitividade e a sustentabilidade do setor agroalimentar.

 

Sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e florestais

A segunda mesa-redonda será moderada por António Gonçalves Ferreira (Polo de Inovação de Vinha e do Vinho, INIAV – Dois Portos). Intervêm Leonor Cruz (INIAV, Oeiras – Unidade de Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal), Catarina Pires (INIAV, Oeiras – Unidade de Sistemas Agrários e Florestais), Paula Nunes (INIAV, Santarém – Unidade de Alimentação Animal e Sustentabilidade) e Susana Carneiro (INIAV, Vairão – Unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia de Espécies Florestais). A mesa abordará estratégias e práticas que promovem a sustentabilidade ambiental e económica dos sistemas produtivos.

 

O papel da investigação no apoio às políticas públicas e à competitividade

A terceira mesa-redonda, moderada por Patrícia Inácio (Polo de Inovação de Alcobaça, INIAV), conta com a participação de José Manuel Rodrigues (INIAV, Oeiras – Culturas de Clima Mediterrânico), Olga Moreira (INIAV, Braga – Fruticultura e Viticultura), Ângela Abreu (INIAV, Santarém – Alimentação Animal) e Carina Almeida (INIAV, Lisboa – Segurança Alimentar).

Esta sessão procurará destacar o contributo da investigação científica na definição e apoio às políticas públicas, bem como no aumento da competitividade dos setores agroalimentar e florestal.

Encerramento e visita técnica

A sessão de encerramento, às 15h15, estará a cargo de Patrícia Inácio, e antecede uma visita técnica ao ensaio de campo do Polo de Alcobaça, entre as 16h00 e 17h30.

Durante a visita os participantes terão oportunidade de conhecer o vinhal fechado e o campo de cultura da quínua nova, exemplos práticos da aplicação da investigação científica desenvolvida pelo INIAV.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, reforçando a articulação entre a investigação científica e o setor produtivo nacional.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    06/10/2025

  • Newsletter Agriterra

    29/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial