A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), que representa 19 municípios da região, marcará presença na Semana Europeia das Regiões e Cidades 2025, que decorre em Bruxelas de 13 a 15 de outubro, com dois momentos de destaque: uma sessão de Tasting e uma EU Talk.
A 14 de outubro, às 17h30, no edifício Jacques Delors (JDE 61), realiza-se a EU Talk ‘All around wine, all around Douro: a united region for a shared future’. Esta sessão dará a conhecer o modelo pioneiro que, em 2023, uniu os 19 municípios do Douro como Cidade Europeia do Vinho, promovendo mais de 300 eventos locais e internacionais e projetando a região a nível global.
No final, os participantes terão ainda a oportunidade de partilhar um momento de networking, fortalecendo laços entre regiões e reforçando o papel da CIM Douro como ator relevante no contexto europeu.
No dia seguinte, 15 de outubro, das 14 às 18 horas, decorre a sessão de prova ‘More Than Wine: Taste the Douro Beyond the Vine’, que convida os participantes a descobrir a diversidade gastronómica da região e a explorar como estes produtos estão a ser transformados em novos sabores, oportunidades e modelos sustentáveis de inovação rural.
Segundo Luís Reguengo Machado, presidente da CIM Douro, “A presença do Douro na Semana Europeia das Regiões e Cidades é uma oportunidade única para mostrar à Europa que somos uma região unida, com identidade própria e capacidade de inovar a partir dos nossos recursos endógenos. Queremos reforçar os laços com outras regiões europeias e afirmar o Douro como território de cultura, sustentabilidade e futuro.”
Consulte o programa completo para saber mais.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa