A Associação de Promoção de Frutos Secos - Portugal Nuts, em colaboração com o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) organizam no próximo dia 5 de novembro, em Évora, o IV Balanço de Campanha dos Frutos Secos 2025.
O evento é constituído por uma vista técnica, da parte da manhã, à NOGAM, uma unidade de processamento de nozes que é única, em dimensão e características, na Europa, seguida de um seminário, da parte da tarde, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida - Centro de Inovação Social. Abordando temas relevantes da campanha 2025 com produtores, processadores e parceiros, o encontro tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor dos frutos secos em Portugal e o desenvolvimento da fileira hortofrutícola nacional.
O seminário será constituído por três partes de interesse e partilha, como são os Dados e Informações de Entidades Oficiais, as Apresentações de Projetos de Investigação e Investimento, e os Temas de Atualidade, às quais se juntam as apresentações do associado afiliado da Portugal Nuts – Savills Portugal, que irá abordar a temática da propriedade rural, e do presidente da Spanish Almond Board – Almendrave, a Associação de Exportadores de Amêndoa e Avelã de Espanha, com um retrato do setor da amêndoa em Espanha. No âmbito dos Dados e Informações das Entidades Oficiais, destacamos a participação da diretora executiva do INC – International NutsCDired Fruits, que irá realizar uma apresentação, com foco em dados e indicadores globais mundiais sobre frutos secos, com especial ênfase nas amêndoas e nozes.
O evento conta também as participações do Instituto Nacional de Estatísticas, com dados estatísticos atuais sobre as produções e exportações de amêndoa e noz, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, com informação sobre as autorizações e as limitações sobre a utilização dos produtos fitofarmacêuticos e, ainda, da Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, sobre a Salvaguarda do Património Arqueológico.
No que se refere às Apresentações de Projetos de Investigação e Investimento, em que a Portugal Nuts é parceira ou pretende estar envolvida, o SAP4CirculaAgriculture é um projeto que se propõe desenvolver, implementar e avaliar o potencial de polímeros superabsorventes (SAP), e que será apresentado pelo Centro Nacional de Competências de Frutos Secos. A Capota Circula Feed pretende desenvolver e implementar soluções inovadoras, práticas e eficazes para a utilização da capota de amêndoa na alimentação animal, e será apresentada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo. O Sustaingrowth, a cargo do ISQ Portugal, tem por objetivo a criação de um regime de certificação da produção intensiva sustentável. Por fim, o Beeland – Bolsa de Polinização Digital, uma ferramenta digital inovadora, já operacional, visa criar e consolidar uma rede eficaz de serviços de polinização, e será apresentado em conjunto pelo Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.
Relativamente aos Temas da Atualidade serão abordadas as temáticas 'Inteligência Artificial na Agricultura: da tecnologia aos resultados', pela empresa Meanify, especialista em IA, 'Moniliose e Antracnose do amendoal: Diagnóstico rápido para apoio a uma tomada de decisão eficaz', pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, 'Amêndoa: Estratégias a seguir no seu armazenamento com o objetivo de preservar a qualidade e a segurança alimentar', pelo Instituto Politécnico de Bragança, e 'NutsData - Balanço Campanha 2025 (base de dados da Portugal Nuts que gera informação de desempenho e evolução dos pomares de frutos secos, mostrando tendências para a tomada de decisões estratégicas nas explorações dos seus associados).
Estão também previstas as presenças do vice-presidente da CCDRLAlentejo, Roberto Grilo, e do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, nas Sessões de Abertura e Encerramento, respetivamente.
O IV Balanço de Campanha dos Frutos Secos 2025 conta com o apoio da Associação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e da NOGAM.
Consulte o Programa e inscreva-se no IV Balanço de Campanha Frutos Secos 2025 através deste link.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa