Estamos em countdown para a I Conferência Técnica da Pera e Maçã, que reúne no dia 29 de outubro, no Your Hotel & SPA Alcobaça, dezenas de especialistas em inovação sustentável e tecnologias aplicadas à cultura de pomóideas. Com lotação quase esgotada e a presença de altos representantes da CCDR LVT, União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, INIAV, Cooperativa Agrícola de Alcobaça, COTHN, SFCOLAB, COTR, ISA, Universidade do Minho, APMA, Wisecrop e AGRO.GES, o evento conta com o apoio do Crédito Agrícola e da ADP Fertilizantes, Biostasia e Natural Energy. Inscreva-se já!
A Conferência Técnica da Pera e Maçã 2025, que terá lugar no dia 29 de outubro, na Sala D. Inês do Your Hotel & SPA Alcobaça, vai reunir, na região Oeste, dezenas de especialistas em fruticultura de precisão, eficiência tecnológica, biosoluções e práticas sustentáveis na cultura da pera e da maçã.
À análise, num programa promissor para a manhã de trabalhos, irá juntar-se o networking entre cerca de 150 profissionais do setor, que inclui a degustação de produtos da marca 'Maçã de Alcobaça' – IGP, da APMA – Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, durante o Coffee-break e o Cocktail de Encerramento.
A Sessão de Abertura da I Conferência Técnica da Pera e Maçã conta com as presenças do vice-presidente da CCDR - Lisboa e Vale do Tejo, José Nunes, em representação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e de Paulo Leão, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.
O evento conta com a parceria estratégica do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da COOP - Cooperativa Agrícola de Alcobaça, do COTHN-CC - Centro Operativo e Tecnológico Hortifrutícola Nacional | Centro de Competências e do SFCOLAB - Smart Farm Colab | Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que se farão representar ao mais alto nível: Miguel Leão, investigador principal no INIAV, será o 'keynote speaker' do evento e irá refletir sobre 'Eficiência Tecnológica e Sustentável na Produção de Pera e Maçã'.
Já Maria do Carmo Martins, secretária geral do COTHN, Helena Vazão, diretora executiva do SFCOLAB e Ricardo Santos, diretor de serviços da COOP vão participar na primeira mesa redonda que integra o programa da I Conferência Técnica da Pera e Maçã. O painel, intitulado ‘O Pomar do Futuro: Soluções Digitais Inovadoras e Fruticultura de Precisão’ e com moderação de Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR - Centro de Competências para o Regadio Nacional, conta ainda com a participação de Sandro do Vale, cofounder e COO na Wisecrop.
A segunda Mesa Redonda, dedicada às ‘Biosoluções e Práticas Sustentáveis na Cultura da Pera e da Maçã’ será moderada por Gonçalo Rodrigues, professor auxiliar do ISA - Instituto Superior de Agronomia, contando com a participação de Jorge Soares, presidente da APMA, Hugo Oliveira, assistant researcher no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e Gonçalo Vale, consultor da AGRO.GES.
Antes da segunda mesa redonda há tempo para sessões a cargo de empresas que se associam ao evento de referência da Revista Agriterra, desta vez na cultura de pomóideas, com destaque para a intervenção de Filipa Saldanha, diretora de sustentabilidade do Crédito Agrícola, com uma apresentação intitulada 'O papel da banca na transição para uma agricultura sustentável e resiliente'.
O 'networking' entre patrocinadores, colaboradores, parceiros e profissionais do setor da pera e da maçã está garantido no Coffee-break, que conta com o apoio da APMA, com a degustação de produtos certificados da marca 'Maçã de Alcobaça' - IGP (Indicação Geográfica Protegida), e no Cocktail de Encerramento.
Depois de três edições de sucesso dedicadas ao abacate e ao olival, a Agriterra reconhece o valor da pomicultura no que respeita a produção de pera e maçã, a qual representa um dos pilares da fruticultura nacional. Face a desafios que exigem uma abordagem cada vez mais tecnológica e eficiente - como as alterações climáticas, a escassez de mão de obra e a pressão sobre os recursos naturais -, a gestão inteligente da água, aliada a sistemas de rega de precisão e monitorização em tempo real, e a digitalização e tecnologias emergentes, como sensores, drones, softwares de apoio à decisão ou modelos preditivos, não só aumentam a produtividade como contribuem para práticas mais sustentáveis e resilientes.
A Conferência Técnica da Pera e Maçã 2025 assume-se, assim, como um ponto de encontro obrigatório para quem procura acompanhar a transformação da pomicultura, antecipar tendências e preparar o futuro da produção de pera e maçã em Portugal.
As inscrições na I Conferência Técnica da Pera e Maçã são gratuitas, mas de registo obrigatório. A lotação está quase esgotada. Garanta já o seu lugar, inscrevendo-se AQUI:
Mais informações:
Dinamizada no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do Grupo Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy, a I Conferência Técnica da Pera e Maçã conta com a parceria estratégica do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; da COOP - Cooperativa Agrícola de Alcobaça; do COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortifrutícola Nacional | Centro de Competências; e do SFCOLAB - Smart Farm Colab | Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. O Crédito Agrícola é o Patrocinador Premium do evento, que tem ainda como parceiros a Fertiberia – ADP Fertilizantes, a Biostasia e a Natural Energy. O Encontro organizado pela Agriterra tem o apoio da APMA – Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa