Inovação aponta para embalagens mais sustentáveis, reduzindo a dependência do plástico convencional e o desperdício de recursos no terreno.
Uma equipa do departamento de engenharia química e tecnologia alimentar da Universidade de Cádis (UCA), criou um material biodegradável que incorpora extrato de folhas de manga, capaz de libertar compostos antioxidantes e atuar como conservante natural. O bioplástico, feito com polímeros de origem vegetal e bacteriana, é obtido através de um processo de impregnação com dióxido de carbono supercrítico, que é limpo e amigo do ambiente.
O projeto, financiado pela pela Conselharia de Universidade, Investigação e Inovação da Junta de Andaluzia, em Espanha, e publicado na revista Industrial Crops and Products, apresenta uma alternativa sustentável para a embalagem ativa de alimentos. O material combina ácido poliláctico (PLA) de origem vegetal com polihidroxibutirato (PHB), produzido por bactérias, e destaca-se pelo método utilizado para incorporar os compostos bioativos da folha da manga.
Ao contrário dos procedimentos convencionais, que utilizam solventes ou temperaturas elevadas, a equipa de investigação utilizou a impregnação com dióxido de carbono em estado supercrítico, o que permite introduzir os antioxidantes sem deixar resíduos nem alterar as propriedades do plástico. A este nível, o CO2 atua simultaneamente como um líquido e um gás, transferindo os compostos para o material e depois evapora-se sem deixar resíduos.
Segundo Ignacio García-Casas, coautor do estudo, “aproveitamos as folhas que normalmente são queimadas para lhes dar um novo valor na indústria agroalimentar, embora também tenham aplicações na cosmética e na farmacêutica”.
Investigadores da UCA, responsáveis pelo desenvolvimento.
Diferentes condições de impregnação da película.
Com esta investigação, a Universidade de Cádis reforça o seu compromisso com a economia circular e a valorização dos subprodutos agrícolas, abrindo novas vias para o desenvolvimento de embalagens ativas e sustentáveis na indústria alimentar.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa