Condomínios de Aldeia
No âmbito do Programa Condomínios de Aldeia, o Município de Sardoal vai promover duas ações de formação dedicadas à manutenção das culturas de olival e medronheiro, nos dias 6 e 13 de dezembro, em Alcaravela e Santiago de Montalegre. Estas iniciativas visam capacitar os proprietários para uma gestão adequada das culturas instaladas na envolvente dos aglomerados populacionais.
Com uma duração total de oito horas cada uma, as formações gratuitas serão orientadas de forma prática e acessível, permitindo aos participantes adquirir conhecimentos essenciais para a gestão e manutenção destas culturas tradicionais ao longo de todo o ano, contribuindo para a valorização do território e para a redução do risco de incêndio rural. A oliveira e o medronheiro foram as principais culturas agrícolas escolhidas para as faixas de gestão criadas nas aldeias de Entrevinhas, Lobata, Mogão Fundeiro, Palhota, Pisão, Saramaga e Valongo, em Sardoal - o olival pela tradição do cultivo no concelho e o medronheiro pela sua resiliência aos incêndios.
A ação dedicada ao olival decorrerá no dia 6 de dezembro, pelas 08h30, na Junta de Freguesia de Alcaravela e volta a repetir-se no dia 13 de dezembro, na Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre, à mesma hora. Já a formação sobre medronheiro acontecerá, também, a 6 de dezembro, mas na Junta de Santiago de Montalegre e a 13 de dezembro na Junta de Alcaravela, ambas a iniciarem às 8h30.
Além dos proprietários inseridos nos Condomínios de Aldeia do Sardoal e Abrantes e de beneficiários de projetos de Desenvolvimento Local de Base Comunitária no Ribatejo Interior são aceites, ainda, participantes da comunidade em geral nestas iniciativas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa