Informação profissional para a agricultura portuguesa

Bfruit e Hortifrut: uma parceria que valoriza a produção de pequenos frutos em Portugal

Hugo Botelho, diretor de I&D da OP Bfruit08/12/2025

A colaboração estratégica visa expandir as áreas de produção de bagas com variedades exclusivas e únicas em Portugal, partilhando conhecimento técnico e alargando a oferta ao mercado

No âmbito do projeto PRR DEMO.net, iniciado em abril de 2023, está a decorrer um conjunto de visitas técnicas às organizações de produtores parceiras, com o objetivo de promover a troca de experiências entre pares. Neste artigo, é apresentado um caso de sucesso na fileira dos pequenos frutos: a parceria entre a OP Bfruit e a empresa Hortifrut.

Figura 1 – Dia de campo em campos de ensaio
Figura 1 – Dia de campo em campos de ensaio.

A Bfruit é uma organização de produtores (OP) de frutos silvestres e kiwi, localizada em Portugal com produção um pouco por todo o país – a produção de mirtilo concentra-se a Norte, enquanto a de framboesa se localiza maioritariamente na costa Vicentina, no Sul. Em 2020, a OP Bfruit integrou a família Hortifrut, passando esta a ser também acionista da OP. Ambas as empresas partilham uma estratégia comum: expandir as áreas de produção de bagas com variedades exclusivas e únicas em Portugal, partilhando conhecimento técnico e alargando a oferta ao mercado ao mesmo tempo que acrescentam valor a toda a cadeia produtiva.

Nos últimos anos, a produção agrícola tem enfrentado desafios significativos: restrições hídricas, alterações climáticas, falta de estações do ano como conhecíamos, limitação do uso de fatores de produção, mercados cada vez mais exigentes em certificações, concorrência crescente, aumento dos custos de energia e combustíveis e, acima de tudo, aumento do custo de mão de obra.

Para ultrapassar alguns destes desafios ao nível da comercialização - em particular no caso da framboesa - a Bfruit integra a plataforma comercial e de marketing da Hortifrut, reforçando o seu posicionamento internacional. Os principais mercados para a framboesa são Portugal, Espanha, a Escandinávia, Reino Unido, França, Alemanha e Itália. Embora a procura por framboesas de elevada qualidade se mantenha, em 2024 verificou-se uma redução de consumo, associada sobretudo a uma menor oferta. O mercado de framboesa é muito volátil e diversificado a cada ano, pois todos os players do mercado planeiam a sua produção de maneira diferente a cada ano e as condições climáticas afetam fortemente os ciclos de produção.

A exportação de framboesa também enfrenta alguns desafios:

  • Genética: com impacto direto na vida útil do produto, na consistência e no sabor;
  • Transporte e logística: condicionados pelo aumento constante do custo petróleo e pela necessidade de manter uma cadeia de frio eficiente para preservar a qualidade;
  • Normas e regulamentos de qualidade: conformidade com os requisitos de diferentes países, incluindo limites de resíduos de pesticidas, requisitos de embalagens e restrições de uso de alguns produtos fitofarmacêuticos;
  • Agricultura sustentável: que implica práticas ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente responsáveis;
  • Concorrência global forte: que exige diferenciação, qualidade consistente e exploração de novos mercados.
Figura 2 – Campos de ensaio da Bfruit
Figura 2 – Campos de ensaio da Bfruit.

Face a este contexto, a Bfruit investe continuamente em investigação e desenvolvimento, procurando soluções inovadoras para melhorar a resiliência das culturas e a resistência a doenças e potenciar atributos como o sabor, cor e rendimento.

A OP incorpora tecnologia para a produção de pequenos frutos, como a agricultura de precisão, para otimizar a rega, monitorizar a saúde do solo e analisar dados, e utiliza sensores para melhorar a gestão global as culturas.

A Bfruit dispõe de um departamento de I&D e de campos de ensaio para testar novas variedades de plantas e híbridos - obtidos principalmente por cruzamentos -, identificando e selecionando as plantas de melhor desempenho e com as características mais desejáveis, como firmeza dos frutos, maior vida útil, sabor, melhor produtividade, facilidade de colheita, resistência a pragas e doenças ou melhor conteúdo nutricional, com importância em ordem decrescente.

No âmbito desta parceria, a Hortifrut é responsável pelos cruzamentos no campo de ensaios de melhoramento e a Bfruit testa as diferentes seleções/variedades no campo de ensaios de desenvolvimento. A Bfruit também investe em infraestruturas nos pomares e no armazém para garantir frescura, prolongar a vida útil e manter a qualidade. São menos de 12h do campo à expedição. Os frutos são certificados com todos os padrões de qualidade e cumprem todos os regulamentos da UE e certificações de qualidade específicas de clientes individuais. A OP implementa práticas agrícolas sustentáveis e, em colaboração com alguns clientes, testa soluções de embalagens ecológicas e sustentáveis, reduzindo o uso de plástico.

A parceria entre a Bfruit e a Hortifrut é um exemplo concreto de como a colaboração estratégica, aliada à inovação tecnológica e a práticas sustentáveis, pode reforçar a competitividade no setor agrícola. Num mercado global cada vez mais exigente, esta união demonstra que é possível conjugar qualidade, diferenciação e responsabilidade ambiental para criar valor em toda a cadeia produtiva.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    01/12/2025

  • Newsletter Agriterra

    27/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial