A edição portuguesa do programa EWA – Empowering Women in Agrifood 2025, programa europeu promovido pelo EIT Food e implementado em Portugal pela BGI Sustainable Ventures, distinguiu dez empreendedoras portuguesas com soluções inovadoras para transformar o setor agroalimentar.
O programa decorreu de junho a novembro e as participantes beneficiaram de mentoria personalizada, sessões de capacitação online, masterclasses presenciais e oportunidades de visibilidade nacional e internacional. Estes seis meses de intensa dedicação culminaram no evento Agrifood Open Day, organizado pela BGI Sustainable Ventures, com o apoio do EIT Food, Food4Sustainability Colab e Unicorn Factory Lisboa, onde as empreendedoras apresentaram os pitches finais.
As vencedoras foram selecionadas com base numa avaliação integrada, que combinou a análise do Entrepreneurial Journey Roadmap desenvolvido ao longo do programa, a avaliação das mentoras e a apreciação dos pitches pelos membros do júri, distinguindo assim os projetos com maior potencial de impacto, inovação, escalabilidade e sustentabilidade.
As vencedoras ganharam prémios com um valor pecuniário de 10.000 (1.º lugar), 5.000 euros (2.º lugar) e, no caso da terceira empreendedora distinguida, um prémio de visibilidade (Visibility Award) que se traduzou na oportunidade de representar Portugal no evento pan-europeu NEXT BITE, que teve lugar em Varsóvia (Polónia) a 4 de Dezembro.
O júri desta edição foi composto por Margarida Palma, diretora técnica e científica do Food4Sustainability Colab, Simone Siebra, angel investor na EA Angels e embaixadora da Women in Tech, e Bárbara Leão de Carvalho, impact innovation fund director da 3xP Global, o primeiro fundo de investimento de impacto liderado por mulheres em Portugal.
Como sublinha, em comunicado, Clara Pais, project manager do EWA 2025 em Portugal, “o EWA continua a mostrar o enorme talento, resiliência e visão das mulheres portuguesas que estão a transformar o futuro da alimentação. Todas as empreendedoras desta edição demonstraram uma enorme capacidade de inovar e de criar soluções com impacto real. Foi com muito orgulho que a BGI Sustainable Ventures apoiou este crescimento e contribuiu para que estas ideias ganhassem força no ecossistema agroalimentar nacional e europeu.”
A edição do EWA 2025 contou com oradores de renome e o apoio contínuo de dez mentoras que muito contribuíram para o sucesso e desenvolvimento dos projetos destas empreendedoras: Caetana Gomes Leal (Grupo Nabeiro), Cristina Caiado Rocha (Instituto Nacional de Saúde / Daisy Social Consultoria), Diana Oliveira (PFx Biotech), Fernanda Vasconcelos (Nolita), Margarida Mota (HUBEL Verde), Maria João Souto (Valadares Souto), Maria Lúcia Babo (Factos & Desafios), Nadine Teles (Mindshift Skills Hub), Teresa Braz (PreservaShield) e Teresa Moreira (thetinkerteks).
O programa EWA é promovido pelo EIT Food, um dos verticais do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), organismo da União Europeia implementado em Portugal pela BGI Sustainable Ventures.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa