A Enotécnica & Olitécnica terá em exposição de 21 a 23 de janeiro, na Exponor, equipamentos de última geração e novas tecnologias para maximizar a produção. O evento integra o programa do consórcio Vine & Wine Portugal, que “está a transformar a produção em Portugal”, divulga a organização.
Há uma agenda inovadora que promete marcar um antes e um depois do processo de tratamento da vinha e produção de vinho. O consórcio Vine & Wine Portugal, uma iniciativa apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, tem em marcha um programa que envolve empresas, mundo académico, centros de investigação, produtores e associações do setor, que pretende posicionar Portugal como um país charneira em viticultura sustentável e de elevada qualidade.
Todas as vertentes deste programa serão apenas um dos destaques que estarão na Enotécnica & Olitécnica, feira técnica que vai mostrar na Exponor, de 21 a 23 de janeiro, o que de melhor e mais avançado se faz hoje no processo de produção de dois produtos – vinho e azeite -, que representam um peso considerável no contexto económico nacional.
“As exigências do mercado, sobretudo dos consumidores das faixas etárias mais jovens, a adaptação às alterações climáticas e a procura de soluções mais rentáveis e ecológicas estão a transformar a viticultura e a olivicultura”, considera Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor, para quem “este certame é da maior importância e constitui-se como a grande vitrina de tudo o que é inovação e práticas sustentáveis, para continuarmos a ser um país que é uma referência mundial nas áreas do vinho e do azeite”.
A agenda setorial aposta em soluções de viticultura de precisão, digitalização de processos, práticas de economia circular e tecnologias que reduzam a pegada de carbono, reforçando simultaneamente a valorização das castas autóctones, a promoção da biodiversidade e a qualificação dos profissionais.
Nos próximos meses será dada continuidade ao trabalho de consolidação de demonstradores tecnológicos, validação de protótipos e expansão das soluções a mais empresas e regiões. Paralelamente, serão reforçadas as ações de sustentabilidade e monitorização ambiental, assim como a formação e a capacitação profissional em toda a fileira vitivinícola.
A feira reúne um vasto leque de profissionais do setor vitivinícola e oleícola — produtores, enólogos, viticultores, engenheiros agrónomos, cooperativas e distribuidores —, criando um ambiente propício ao networking qualificado. A presença de decisores e especialistas torna o evento uma plataforma estratégica para o estabelecimento de parcerias e a concretização de negócios.
Várias empresas consorciadas pela Vine & Wine organizarão dinâmicas, workshops e pitchs tendentes a fazer uma reflexão profunda sobre as questões que gravitam à volta do setor, onde serão debatidos temas como as soluções para a recolha de dados e informação do setor, aplicações avançadas de deteção remota no apoio à gestão vitivinícola ou os desafios da rotulagem de vinhos.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa