Informação profissional para a agricultura portuguesa
Dezembro de 2025

Mercado de máquinas e reboques agrícolas em Portugal

08/01/2026
Os tratores agrícolas registaram um crescimento homólogo de 9,5 por cento em dezembro. No mesmo período, os reboques agrícolas apresentaram uma variação negativa de 64,7 por cento e os quadriciclos e empilhadores telescópicos, da categoria T, um crescimento de 7,6 por cento.
Imagen

De acordo com os dados agora divulgados pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal, no período acumulado de janeiro a dezembro de 2025 as matrículas de tratores agrícolas em Portugal registaram um decréscimo de 16,8 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Em dezembro de 2025 o mercado de tratores agrícolas novos, em Portugal, registou um crescimento de 9,5 por cento, relativamente ao mesmo mês de 2024, tendo sido matriculadas 460 unidades. Em termos acumulados, de janeiro a dezembro de 2025, foram matriculados 4.845 tratores agrícolas em Portugal, o que correspondeu a um decréscimo de 16,8 por cento em comparação com o mesmo período do ano de 2024.

Imagen
Numa análise por segmentos verificou-se no mês de dezembro de 2025 um crescimento homólogo acentuado nos tratores convencionais (+26,0%), uma subida moderada nos compactos (+9,5%) e uma queda nos especiais (-19,6%). No período acumulado de janeiro a dezembro do corrente ano observou-se uma variação negativa em todos os segmentos.

Quanto ao mercado de reboques agrícolas novos, em Portugal, verificou-se, em dezembro de 2025, um decréscimo homólogo de 64,7 por cento, com 108 unidades matriculadas. Já no período acumulado de janeiro a dezembro de 2025 assistiu-se a um crescimento de 1,0 por cento, tendo sido matriculados 1.651 reboques.

Importa referir que o peso dos fabricantes nacionais neste mercado é muito importante.

Imagen
Finalmente, o mercado de quadriciclos e de empilhadores telescópicos novos, da categoria europeia T, ou seja, homologados como veículos agrícolas, em Portugal, registou um crescimento homólogo de 7,6 por cento, com 226 unidades a entrar ao serviço. Em termos acumulados, de janeiro a dezembro de 2025, foram matriculadas no nosso país 3.394 unidades destas categorias de veículos agrícolas, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 16,7 por cento.
foto

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    12/01/2026

  • Newsletter Agriterra

    22/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial