Informação profissional para a agricultura portuguesa
Douro, Dão e Alentejo recebem a experiência de um dos enólogos mais influentes do mundo

Riccardo Cotarella junta-se a Luisa Amorim em três regiões vinícolas de Portugal

26/01/2026
A amizade de longa data entre as famílias Amorim e Cotarella, unida pela paixão pelo vinho, transformou-se numa colaboração internacional que liga Portugal e Itália. O projeto visa aprofundar o conhecimento sobre as castas autóctones e práticas vitivinícolas ancestrais destes dois países com tradição secular no vinho.
Imagen

Riccardo Cotarella, conhecido como uma das vozes mais influentes da enologia mundial, visita pela primeira vez propriedades portuguesas para partilhar a sua experiência e, ao mesmo tempo, aprender sobre a viticultura de montanha em Portugal. “Nos projetos liderados por Luisa Amorim encontrei uma profunda atenção ao detalhe e ao saber-fazer local, com cada propriedade a ter a sua própria equipa de viticultura e enologia, pessoas muito experientes e sábias na viticultura de montanha, com um enorme respeito pela filosofia da viticultura em mosaico, que explora nano e micro-parcelas de castas nativas, portuguesas”, afirma o enólogo.

Cotarella sublinha ainda a singularidade do vinho português: “Portugal tem uma inteligência verdadeiramente única para o lote. A forma natural como estes grandes enólogos combinam dezenas de variedades nativas, preservando o equilíbrio e a identidade de cada vinho, é uma arte rara que nunca tinha presenciado no mundo. Trabalhar aqui é realmente inspirador: há rigor, sensibilidade e uma harmonia natural que transforma a complexidade em beleza.”

A colaboração envolve três propriedades: a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, a Taboadella, no Dão, e a Herdade Aldeia de Cima, no Alentejo, projeto pessoal de Luisa Amorim. A empresária destaca a importância desta parceria: “Trabalhar com o Riccardo Cotarella é ganhar sabedoria e transmitir conhecimento com a confiança de um grande amigo. A sua atenção meticulosa à maturação fenólica, à microvinificação e à pureza varietal faz dele um verdadeiro mestre na elevação de cada terroir à mais alta expressão de excelência.”

As equipas enológicas das três propriedades – António Bastos e Eduardo Leite na Quinta Nova, Rodrigo Costa na Taboadella e António Cavalheiro na Herdade Aldeia de Cima – trabalham agora em conjunto com Cotarella, respeitando a identidade de cada região e promovendo práticas de viticultura sustentável e de precisão.

Mais do que uma colaboração técnica, trata-se de um encontro de gerações e culturas, que reforça o papel de Portugal no mapa internacional do vinho. Luisa Amorim, figura inovadora do vinho português contemporâneo, tem promovido a modernização e valorização de Douro, Dão e Alentejo, defendendo castas antigas e nativas, explorando nano e micro-parcelas e integrando uma visão pioneira de enoturismo.

De acordo com o comunicado conjunto da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Taboadella e Herdade Aldeia de Cima, esta parceria representa “uma combinação de rigor, tradição e inovação, que eleva a produção portuguesa à mais elevada expressão de qualidade e autenticidade.”

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    26/01/2026

  • Newsletter Agriterra

    19/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial