Maior encontro ibérico de maquinaria agrícola reúne empresas, conhecimento e novas gerações
A 44.ª edição da Feira Internacional de Maquinaria Agrícola (FIMA), que decorre de 10 a 14 de fevereiro, foi apresentada no dia 3 de fevereiro, em Zaragoza, destacando-se pela aposta na inovação tecnológica, na atração de novo talento e numa sólida presença internacional, com mais de 1.260 marcas expositoras de 35 países.
Teve lugar a 3 de fevereiro, na Câmara de Comércio de Zaragoza, a apresentação oficial da FIMA 2026. Durante a cerimónia, a Feria de Zaragoza deu a conhecer as principais linhas da 44.ª edição do certame, que se realizará de 10 a 14 de fevereiro nas suas instalações.
A conferência de imprensa contou com a participação do presidente da Feria de Zaragoza, Jorge Villarroya; do diretor-geral, Rogelio Cuairán; do diretor da FIMA e responsável pela área agroalimentar da Feria de Zaragoza, Fernando Cidraque; e do diretor de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Ibercaja, Enrique Barbero. Todos sublinharam a relevância estratégica da FIMA para o setor agrícola, bem como o seu impacto económico e social.
Jorge Villarroya destacou que a agricultura atravessa um momento de profunda transformação, perante o qual “a FIMA sempre esteve, está e estará presente a escutar o setor e a ligar os seus protagonistas”. Sublinhou ainda que “a FIMA faz parte do ADN da Feria de Zaragoza e reflete o esforço, a capacidade de adaptação e a visão de futuro de um setor essencial para a economia, o território e sociedade”.
Também Rogelio Cuairán afirmou que “a FIMA 2026 será uma edição-chave, com uma oferta expositiva sólida, uma forte projeção internacional e um programa técnico de elevado nível”. Destacou, em particular, o programa de jornadas técnicas, que decorrerá ao longo dos cinco dias do evento e abordará temas como inovação, sustentabilidade, digitalização, desenvolvimento rural, enquadramento normativo, mecanização e o futuro da Política Agrícola Comum (PAC), com especial destaque para o X Fórum Nacional de Desenvolvimento Rural.
Por sua vez, Fernando Cidraque sublinhou a clara vocação de futuro da edição de 2026, colocando o foco em duas iniciativas que refletem a evolução do setor agrícola: a FIMA Tech e a FIMA Conecta Talento. Sobre a FIMA Tech, declarou que “não é apenas um espaço expositivo, mas um ponto de encontro imprescindível para compreender a evolução da agricultura”. Relativamente à FIMA Conecta Talento – que terá lugar a 13 de fevereiro, no pavilhão 7 –, Cidraque salientou que se trata de “uma iniciativa que responde a uma necessidade partilhada por todo o setor: atrair, formar e integrar talento jovem”.
Durante a apresentação ficou também patente o compromisso do setor financeiro com a agricultura. Enrique Barbero referiu que “o apoio da Ibercaja à FIMA é mais uma prova de que o setor agrário tem sido, é e continuará a ser prioritário para a entidade, tanto em Aragão como nos restantes territórios de referência”. Acrescentou ainda que a Ibercaja destina cerca de 10% do seu financiamento total ao setor agroalimentar, um valor muito superior à média deste ramo.
A FIMA 2026 reforça novamente o seu caráter internacional com um ambicioso programa de missões comerciais. Uma delas, organizada em conjunto com o ICEX, decorrerá de 9 de fevereiro a 11 de fevereiro, com o objetivo de facilitar encontros B2B entre empresas expositoras e delegações internacionais da Europa, África, América e Ásia, impulsionando a abertura a novos mercados estratégicos.
A estas juntam-se as missões organizadas pela Feria de Zaragoza, que reúnem compradores provenientes da Colômbia, Equador, Uruguai, Chile, Peru e México, bem como de Marrocos, Tunísia, Grécia e Roménia.
Além disso, a feira vai contar com um amplo programa de atividades paralelas, que decorrem na zona de congressos e nos pavilhões 7 e 9, disponível para consulta no site oficial da iniciativa.
Por sua vez, a FIMA Conecta Talento surge como um espaço de encontro e reflexão entre empresas, profissionais e jovens interessados em desenvolver a sua carreira no setor agrícola. Alinhada com o compromisso de ouvir e dar voz às novas gerações, a FIMA 2026 aposta também em novos formatos digitais e em perfis de agroinfluencers, que marcam presença na feira através de diversos encontros e atividades.
Com este conjunto de iniciativas, a FIMA 2026 reafirma-se como uma referência internacional incontornável no setor, apostando na inovação, no conhecimento e na criação de oportunidades para os profissionais da agricultura.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa