Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Impacto climático sem precedentes ameaça agricultura e floresta em Portugal

CAP: prejuízos superiores a 775 milhões de euros exigem ação urgente do Estado

09/02/2026

Perante os recentes fenómenos meteorológicos extremos que causaram danos catastróficos nos setores agrícola e florestal, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alerta para a urgência de uma intervenção financeira do Estado que assegure apoio a todos os agricultores e produtores florestais afetados, independentemente das zonas declaradas em situação de calamidade.

Imagen
Os sucessivos fenómenos meteorológicos de extrema gravidade que atingiram Portugal nos últimos dias já causaram prejuízos superiores a 775 milhões de euros nos setores agrícola e florestal, valor que ainda poderá aumentar à medida que se conclui o levantamento dos danos.

Diante da dimensão da catástrofe, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alerta que as verbas atualmente disponibilizadas pelos diferentes programas europeus são manifestamente insuficientes para responder às necessidades do país. A entidade considera urgente a mobilização de recursos financeiros do Estado português, através do Orçamento do Estado, para garantir uma resposta eficaz, solidária e abrangente.

Segundo a CAP, esta intervenção deve alcançar todos os agricultores e produtores florestais afetados, e não apenas aqueles cujas propriedades estão localizadas em áreas abrangidas pela declaração de situação de calamidade. “É imprescindível assegurar uma resposta financeira robusta que permita cumprir dois objetivos fundamentais: repor a capacidade produtiva, estratégica e indispensável para o país, e ressarcir os prejuízos sofridos pelos muitos milhares de agricultores e produtores florestais em todo o território nacional”, afirma a entidade.

A CAP já solicitou, com caráter de urgência, reuniões com o Governo e com os partidos com representação parlamentar, reforçando que a resposta à crise deve ser assumidamente nacional, baseada num compromisso político claro e na alocação plena e célere de recursos financeiros para proteger agricultores, produtores florestais e o futuro da produção nacional.

REVISTAS

InvestBraga

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    09/02/2026

  • Newsletter Agriterra

    02/02/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial