A Bel Portugal vai reforçar, em 2026, a colaboração com a WWF Portugal, integrando a iniciativa Re-Store Portugal e direcionando o apoio para o restauro ecológico no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Esta nova fase da cooperação surge após o projeto desenvolvido em Boticas, onde foram restaurados 80 hectares, apoiados mais de 60 agricultores e recuperados habitats de espécies ameaçadas.
A Bel Portugal avança agora com uma nova contribuição estruturante, reforçando o envolvimento na regeneração de ecossistemas considerados essenciais.
Ao canalizar o apoio para o Gerês, a empresa contribui para a salvaguarda de uma região emblemática da paisagem nacional, determinante na proteção da água e da floresta, e atualmente exposta aos impactos das alterações climáticas, aos incêndios e ao abandono rural.
A parceria enquadra-se ainda na estratégia global da Bel Portugal de afirmar uma atuação sustentável “do prado ao prato”, trabalhando em conjunto com produtores, organizações e comunidades para regenerar solos, preservar ecossistemas e promover uma produção alimentar responsável.
Segundo Paula Amaral, responsável de sustentabilidade da Bel Portugal, “na Bel acreditamos que cuidar da natureza é cuidar do futuro da alimentação”. A responsável acrescenta que, ao apoiar o Re-Store Portugal e, em particular, a recuperação ecológica do Gerês, a empresa continua a dar “passos concretos” na proteção dos recursos naturais. O objetivo passa por “construir soluções duradouras, que promovam territórios mais resilientes, biodiversos e equilibrados para as gerações futuras”.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa