A pouco mais de um mês da realização da Conferência Técnica da Vinha 2026, que terá lugar a 19 de maio, no Edifício ESCE - Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, o evento conta com um número crescente de empresas patrocinadoras e parceiros estratégicos, que irão garantir a uma plateia de centenas de profissionais um debate aprofundado sobre ‘Tecnologia, Clima e Sustentabilidade na Vitivinicultura do Futuro’. a Agriterra dinamiza no dia 19 de maio, na Península de Setúbal, conta com especialistas e empresas e parceiros estratégicos, que asseguram sobre a ‘Vinha do Futuro’.
Dedicado à vinha do futuro, o encontro organizado pela Agriterra realiza-se na Península de Setúbal, região de forte tradição vitivinícola, e será um ponto de encontro entre produtores, responsáveis de explorações vitícolas, engenheiros agrónomos e técnicos, enólogos, empresas e consultores agrícolas, de serviços e de tecnologia aplicados à vitivinicultura, investigadores e académicos, administração pública, entidades do setor e decisores do setor.
Sob o mote ‘Tecnologia, clima e sustentabilidade na vitivinicultura do futuro’, a Conferência Técnica da Vinha 2026 visa promover uma reflexão estratégica sobre os desafios e oportunidades que marcam o presente e o futuro da vinha em Portugal.
Para tanto, o evento conta já com as parcerias estratégicas do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da CVRPS - Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, do ISA - Instituto Superior de Agronomia, do COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio e do LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food. O Crédito Agrícola e a CarmoFarm (área de negócio do grupo Carmo Wood) são patrocinadores premium da Conferência Técnica da Vinha, que tem também o patrocínio da Biostasia e da Consulai e a colaboração da Fertiberia Tech – ADP Fertilizantes.
Após a sessão inaugural, às 9:00 horas, a cargo de Gabriela Costa, diretora da Revista Agriterra, Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e de um representante do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (a confirmar), o keynote speaker do encontro, José Silvestre, investigador auxiliar do INIAV, terá a cargo a palestra ‘A vinha do futuro: como produzir vinho num novo contexto climático, económico e tecnológico’. A não perder, às 9:30, no Auditório Nobre do Edifício ESCE (Escola Superior de Ciências Empresariais) do Instituto Politécnico de Setúbal.
A V Conferência Técnica Agriterra prossegue, às 10:00, com a primeira mesa redonda da manhã, intitulada ‘Produzir melhor com menos: sustentabilidade e eficiência na vitivinicultura’, e que contará com as participações de Joaquim Miguel Costa, professor auxiliar e investigador no ISA, José Núncio, presidente da FENAREG, Filipa Saldanha, diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola e Carlos Gabirro, CEO da Biostasia. A sessão será moderada por Henrique Soares, presidente da CVRPS.
Pelas 11:00, Tiago Cardoso, responsável comercial para Portugal da CarmoFarm, apresenta o painel 'CarmoFarm – soluções inovadoras para o setor vitivinícola'. Depois do coffee-break, o evento retoma às 11:45 com a apresentação do 'Projeto AdvisoryNetPEST – novas abordagens para redução do uso de pesticidas na vinha', a cargo de Francisca Viveiros, senior consultant | Research & Innovation da CONSULAI.
Na segunda mesa redonda, agendada para as 12:15, estão confirmadas para já as presenças de Miguel Cachão, técnico da AVIPE - Associação de Viticultores do Concelho de Palmela e de Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do COTR (moderador da sessão), que irão analisar a ‘Inovação tecnológica e digital como motor da competitividade na vitivinicultura’.
O programa é provisório e irá integrar outras sessões individuais e participações de novas entidades ligadas à produção e investigação vitivinícola.
A exemplo das conferências técnicas sobre produção agrícola anteriormente realizadas pelos Encontros Profissionais Induglobal, é esperada a participação de centenas de participantes.
Num contexto cada vez mais exigente, marcado pelas alterações climáticas, pela pressão regulatória europeia, pelo aumento dos custos de produção, pela escassez de recursos e pela crescente exigência dos mercados, a vitivinicultura enfrenta a necessidade de se adaptar e evoluir. Produzir uvas de qualidade, assegurando a sustentabilidade ambiental, a eficiência produtiva e a rentabilidade económica, é hoje um desafio central para o setor.
Com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, o debate técnico e a apresentação de soluções práticas, esta conferência irá abordar as principais estratégias para aumentar a resiliência das explorações vitícolas. A gestão eficiente da água, a adaptação às alterações climáticas, a inovação tecnológica, a agricultura de precisão e a transição para modelos de produção mais sustentáveis estarão no centro da discussão.
A V Conferência Técnica Agriterra – A Vinha do Futuro afirma-se como um momento de encontro entre ciência, tecnologia e prática agrícola, contribuindo para uma vitivinicultura mais preparada para os desafios do futuro, mais eficiente, sustentável e competitiva.
A área de networking permitirá o contacto direto entre participantes e patrocinadores e parceiros, criando um espaço privilegiado para a apresentação de soluções tecnológicas, equipamentos e serviços aplicados à vitivinicultura. Este espaço visa promover a troca de conhecimento, o estabelecimento de parcerias e a criação de oportunidades de negócio, aproximando a inovação da prática vitícola.
Se ainda não se inscreveu, reserve já o dia 19 de maio na sua agenda e garanta a sua presença na Conferência Técnica da Vinha 2026, que terá lugar no Edifício ESCE, no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal .
As INSCRIÇÕES são gratuitas, mas de registo obrigatório.
Consulte o PROGRAMA provisório.
A Conferência Técnica da Vinha 2026: ‘Tecnologia, clima e sustentabilidade na vitivinicultura do futuro’ é dinamizada no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do Grupo Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy.

www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa