A 45.ª edição da FIMA terá lugar de 15 a 19 de fevereiro de 2028, na Feria de Zaragoza (Espanha). A Feira Internacional de Maquinaria Agrícola volta a apostar na FIMA Tech e na internacionalização.
A FIMA 2028 realizou no final de setembro a primeira reunião do Comité Organizador, no Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, em Madrid, anunciando sete novas empresas e uma nova presidência, assumida por Fernando Cuervo, diretor-geral da KUHN Ibérica. O encontro destacou o compromisso e apoio do Ministério à FIMA 2028 e permitiu avançar nas principais linhas estratégicas da próxima edição, que se realizará de 15 a 19 de fevereiro de 2028, na Feira de Saragoça.
O evento voltará a reunir num mesmo espaço 12 setores estratégicos: fertilizantes, produtos fitossanitários e proteção de culturas; agricultura digital; agroenergia; componentes e acessórios; culturas especiais de elevado valor; lavoura, sementeira e plantação; colheita e pós-colheita; rega, energia e gestão da água; tratores e veículos polivalentes; transformação do terreno e florestação; transporte, manuseamento e armazenamento; e viveiros, sementes, plantas e jardinagem.
A FIMA dirige-se a um perfil de visitante altamente profissional, que inclui administrações públicas, agricultores, associações profissionais, empresas de consultoria e engenharia, cooperativas, distribuidores, empresas de serviços, fabricantes, importadores e exportadores, profissionais da investigação e do ensino, meios técnicos e profissionais da tecnologia.
Após o sucesso da sua estreia na última edição, o Comité confirmou a continuidade da FIMA TECH para a 45.ª edição. Este espaço, presente durante todos os dias da feira, aprofundará a inovação aplicada ao setor agroalimentar com soluções relacionadas com robótica e automatização agrícola, inteligência artificial, big data e análise preditiva, agricultura de precisão, gestão eficiente de recursos, plataformas digitais, IoT, sistemas de sensores e agricultura inteligente.
Em comunicado, a organização do evento avança ainda que a FIMA 2028 volta a apostar na internacionalização. A feira retomará as ações destinadas a atrair missões comerciais que tragam valor direto aos expositores, com um programa que prevê a identificação de mercados e perfis profissionais estratégicos para os diferentes setores representados bem como a captação de compradores, distribuidores e importadores com potencial de negócio. Estas ações terão como objetivo gerar novas oportunidades comerciais e favorecer a criação de contactos B2B durante o evento.
A inovação e o desenvolvimento constante da atividade agroalimentar constituem duas das grandes prioridades da Feira Internacional de Maquinaria Agrícola. Nesta linha, a FIMA 2028 volta a convocar os seus prémios de referência: o Concurso de Novidades Técnicas e o Prémio de Excelência.
O Concurso de Novidades Técnicas irá distinguir, mais uma vez, os produtos desenvolvidos por empresas do setor que se destaquem pelo seu firme compromisso com a I&D&I, reconhecendo as soluções que proporcionem maior valor tecnológico, inovação e capacidade de resposta às exigências reais do mercado. A convocatória manterá as suas duas categorias tradicionais: Inovações Técnicas Notáveis, correspondentes a desenvolvimentos que oferecem novas funcionalidades e melhoram os procedimentos estabelecidos, e Inovações Técnicas, aquelas que representam avanços em termos de funcionalidades, desempenho e fiabilidade.
Além disso, a feira irá celebrar a sexta edição do Prémio de Excelência, um reconhecimento que valoriza as explorações agrícolas cujo modelo de gestão e funcionamento apresente inovação e um impacto positivo, tendo em conta critérios de originalidade, aplicabilidade prática, sustentabilidade e resultados obtidos.
O calendário de ambas as convocatórias estabelece a abertura oficial em janeiro de 2027, o encerramento do prazo de inscrição a 12 de novembro de 2027 e a divulgação do veredicto do júri a 10 de janeiro de 2028.
A FIMA 2027 reuniu 1.267 expositores — 618 espanhóis e 649 internacionais —, 187.875 visitantes provenientes de 35 países, 88.480 metros quadrados de área de exposição e mais de 80 jornadas técnicas.
A próxima edição da FIMA terá lugar de 15 a 19 de fevereiro de 2028 na Feria de Zaragoza, com horário de funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, e no sábado, das 9h00 às 17h00.


www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa