Informação profissional para a agricultura portuguesa
FEIRA VIRTUAL

Clementgros Plus (ficha de produto)

18/11/2020
Imagen

Elevada Persistência

Efeito prolongado. Até 5 meses. Numa única aplicação

Versatilidade

Eficácia garantida

Diminui a queda prematura dos frutos

Selectividade

Não afeta os gomos, nem a floração do ano seguinte.

Clementgros® Plus é um regulador de crescimento que dependendo da época em que é aplicado tem a ação de aumentar o tamanho final (calibre) do fruto ou de evitar a queda do fruto próxima da época de colheita.

A aplicação de Clementgros® Plus a partir do momento da maturação retarda a atividade enzimática que favorece a abcisão do fruto em laranjeira, realizando em consequência um efeito protetor sobre a queda do mesmo.

Clementgros® Plus atua estimulando a capacidade de crescimento de todos os tecidos do fruto, o que permite aumentar a capacidade de desenvolvimento do mesmo e aumentar a percentagem de frutos com maior tamanho, diminuindo a percentagem dos frutos com os calibres mais pequenos, em laranjeira, limoeiro e mandarina.

Utilizações, concentrações, épocas e condições de aplicação anti-queda do fruto

Evitar a queda do fruto maduro em laranja

Laranjeira: 60 a 100 mL/hL, aplicando no máximo 2 L/ha.

Aplicar ao início da maturação dos frutos, quando o fruto inicia a mudança de cor mas quando este possui ainda a cor verde brilhante, ainda antes de apresentarem a cor laranja (BBCH 81).

Volume de calda: 1500-2000 L/há

Para aumentar o tamanho final do fruto

Limoeiro: 200 mL/hL, aplicando no máximo 3 L/ha. Efetuar a aplicação assim que alguns frutos começam a amarelecer e tem início a queda natural de frutos. Normalmente esta fase corresponde a frutos com diâmetro de 22-25 mm (BBCH 73). Volume de calda: 1500-2000 L/ha

Laranjeira e Mandarina: 100 a 150 mL/hL, aplicando no máximo 3 L/ha. Efetuar a aplicação assim que alguns frutos começam a amarelecer e tem início a queda natural de frutos. Normalmente esta fase corresponde a frutos com diâmetro de 13-15 mm (BBCH 73). Volume de calda: 1500-2000 L/ha.

Imagen

Precauções Biológicas

Efetuar uma única aplicação, durante todo o ciclo de crescimento (aplicação para aumentar o tamanho final do fruto ou aplicação para reduzir a queda de frutos). A intervenção dupla pode causar efeitos negativos sobre a qualidade e a quantidade de frutos na colheita.

Tratar em condições ambientais normais – sem vento e com temperatura inferior a 30°C.

Para obter o efeito desejado, a árvore deve encontrar-se num bom estado vegetativo e sem carências hídricas ou de fertilização (macro-micro nutrientes). Se tiver que ser feita uma rega, esta deverá ser feita antes da aplicação do produto.

Modo de preparação da calda

Não misturar Clementgros® Plus com outros produtos.

No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

Máxima eficácia em apenas uma aplicação

O momento ideal de aplicação de Clementgros Plus é ao início da mudança de cor. Quando os frutos ainda têm a cor verde brilhante, ainda antes de apresentarem a cor laranja.

Como aplicar?

Efetuar a aplicação com recurso a trator, molhando uniformemente toda a árvore.

Calibrar corretamente o equipamento, para o volume de calda gasto por hectare, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas), com especial cuidado na uniformidade da distribuição de calda.

A quantidade de produto e o volume de calda devem ser adequados à área de aplicação, respeitando as concentrações indicadas.

Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda à concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Volume de calda a utilizar: 1500 – 2000 L/ha.

Comparação da eficácia em função do momento da aplicação

Cultura: Laranja variedade POWELL

Clementgros Plus: 100 mL/hL

Momento de aplicação:

A: Início da mudança de cor, os frutos ainda apresentam a cor verde

B: 75% dos frutos com a cor laranja em alguma zona do fruto

Imagen

Autorização de venda n.º 1210 concedida pela DGAV

Concentrado para emulsão (EC) com 25 g/L de diclorprop-P na forma de éster 2-etilhexil

Embalagem disponível: 5L.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Messinagro - Produtos e Assistência à Agricultura, Lda

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial