Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

38ª Ovibeja: setor agrícola reúne-se em Beja no final de abril

31/03/2022
Soberania alimentar é o tema central da edição de 2022 que se realiza de 21 a 25 de abril.
Imagen

Com várias iniciativas, a 38ª Ovibeja, é um evento plural que conta anualmente com mais de 1000 expositores, distribuídos por diversos setores de atividade, em pavilhões temáticos, numa área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.

Os elementos do Júri do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja vão reunir-se nos dias 31 de março e 1 de abril para apreciar cerca de uma centena de azeites provenientes dos quatro cantos do mundo. Presidido por José Gouveia, o Júri conta com cerca de 30 provadores de diferentes países.

A entrega dos prémios aos melhor classificados vai ser feita no decorrer da 38ª Ovibeja, numa cerimónia agendada para o dia 23 de abril, às 12h00.

A cerimónia da entrega dos prémios acontece a seguir ao seminário da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul - sobre 'Como Alimentar o Planeta?' com início previsto para as 10h30 do dia 23.

Os agricultores enquanto guardiões da ruralidade, a cultura de excelência e do conhecimento, a eficiência, a soberania alimentar são alguns dos pontos de partida para uma reflexão alargada sobre esta temática.

Confirmados estão já as presenças de António Serrano, professor catedrático e antigo ministro da Agricultura, Paulo Portas, professor universitário e antigo ministro, e Pedro Fevereiro, investigador responsável do Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect.

Foi também endereçado um convite a um representante da FAO, que aguarda confirmação de disponibilidade. No mesmo dia está ainda previsto um debate sobre: 'Proteger as culturas para alimentar o mundo: dos micro-organismos do solo às técnicas de monitorização das pragas e doenças', da responsabilidade do Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect.

Com a maioria dos colóquios a refletir, direta ou indiretamente, sobre a temática central da 38ª Ovibeja, são várias as entidades a prestar contributos para uma mais alargada abordagem sobre esta problemática.

'Presente e futuro do montado, sistema único no âmbito alimentar e ambiental' é o tema a abordar no dia 21, pelo Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado. Filipe Duarte Santos, Pedro Rocha, Pedro Reis são os oradores deste colóquio.

'Agricultura de precisão e digitalização, desafios, tendências e oportunidades' é a temática a apresentar, no dia 22, pelo Centro de Competências InovTechAgro. No mesmo dia o Centro de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal coloca em cima da mesa o tema 'Alterações climáticas – como nos adaptarmos para alimentar o planeta'. No dia 25 o Centro de Competências do Pastoreio Extensivo apresenta para reflexão 'o sabor da pecuária extensiva' e 'a pecuária extensiva e a sustentabilidade'.

Imagen

Outra das muitas temáticas colocadas em debate é 'O regadio no desafio da alimentação mundial'. Este colóquio, agendado para o dia 21, é da responsabilidade da FENAREG – Federação das Nacional de Regantes. Outro dos temas já confirmados para a 38ª Ovibeja é sobre o 'Amendoal português – desafios e oportunidades', da responsabilidade do Cebal – Centro de Biotecnologia Agroalimentar do Alentejo, que organiza ainda outro colóquio sobre o projeto 'Val+Alentejo – aspetos nutricionais como forma de valorizar os produtos dos pequenos ruminantes do Alentejo'. É ainda da sua responsabilidade o colóquio sobre 'Como a biomassa pode contribuir para alimentar o mundo?'.

'Pecuária de Baixo Carbono (PBC) e Certificação do bem-estar animal - Welfair' é o tema lançado pela Agricert no dia 21. No dia 22, 'A agenda verde europeia. Sustentabilidade da agricultura e soberania alimentar' é o tema colocado em cima da mesa pela PRA – Raposo Sá Miranda e Associados.

'Digitalização e práticas agro-ecológicas na promoção da saúde das plantas e do solo – o contributo das tecnologias do projeto PestNU na transição para a sustentabilidade da agricultura' é a reflexão sugerida pela APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais.

Muitos outros temas estão em preparação para debate e reflexão na 38ª Ovibeja, num programa em construção que pode ser acompanhado em www.ovibeja.pt.

A decorrer em Beja de 21 a 25 de abril, a Ovibeja é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial